O ensino na interface da antropologia e da educação: um caso de Extensão Rural

Autores

  • Ana Lúcia Farah Eduardo Valente Universidade Católica de Louvain – Bélgica

Palavras-chave:

Educação, antropologia, extensão rural

Resumo

O presente artigo busca promover o debate sobre as condições de desenvolvimento da ação formativa na interface da antropologia e da educação, considerando a permeabilidade de ambos os campos, em sua constituição epistemológica. A seguir, resgata a história da Extensão Rural como campo epistemologicamente definido, tomando como matriz a sociedade capitalista contemporânea, e desenha uma breve paisagem do seu ensino, comparando as concepções de escola difusionista, escola sistêmica e escola participativa. Por fim, pauta uma séria questão acerca das ciências humanas, reto-mando a reflexão sobre as fronteiras entre os campos de saber.
Descritores – Educação; antropologia; extensão rural.
ABSTRACT – The article promotes a debate about the conditions for development of formative action in the interface between education and anthropology considering the permeability of the two fields in their epistemological basis. In a second moment rescue the history of rural extension as an epistemological defined field using the contemporary capitalist society as a model. Presents a brief landscape of its teaching comparing the conceptions of the disseminating model, the participatory and the systemic model. At last presents a questioning about human sciences, looking at the limits among knowledge fields.
Key-words – Education; anthropology; rural extension.

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Publicado

2006-09-05

Como Citar

Valente, A. L. F. E. (2006). O ensino na interface da antropologia e da educação: um caso de Extensão Rural. Educação, 28(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/415

Edição

Seção

Outros Temas