O ensino na interface da antropologia e da educação: um caso de Extensão Rural
Palavras-chave:
Educação, antropologia, extensão ruralResumo
O presente artigo busca promover o debate sobre as condições de desenvolvimento da ação formativa na interface da antropologia e da educação, considerando a permeabilidade de ambos os campos, em sua constituição epistemológica. A seguir, resgata a história da Extensão Rural como campo epistemologicamente definido, tomando como matriz a sociedade capitalista contemporânea, e desenha uma breve paisagem do seu ensino, comparando as concepções de escola difusionista, escola sistêmica e escola participativa. Por fim, pauta uma séria questão acerca das ciências humanas, reto-mando a reflexão sobre as fronteiras entre os campos de saber.Descritores – Educação; antropologia; extensão rural.
ABSTRACT – The article promotes a debate about the conditions for development of formative action in the interface between education and anthropology considering the permeability of the two fields in their epistemological basis. In a second moment rescue the history of rural extension as an epistemological defined field using the contemporary capitalist society as a model. Presents a brief landscape of its teaching comparing the conceptions of the disseminating model, the participatory and the systemic model. At last presents a questioning about human sciences, looking at the limits among knowledge fields.
Key-words – Education; anthropology; rural extension.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.