Inteligência Emocional Percebida e Desempenho Acadêmico em Educação Física de Adolescentes da Escola de Aplicação da Universidade de São Paulo, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.39449

Palavras-chave:

inteligência emocional, performance acadêmica, educação básica

Resumo

Nesta pesquisa examinamos a relação entre a Inteligência Emocional Autopercebida (IEA) e o desempenho acadêmico na disciplina de Educação Física, levando em consideração o gênero e a idade dos adolescentes. O método utilizou uma amostra de 208 estudantes brasileiros, (50,8% mulheres) entre 14 e 18 anos. Em relação ao desempenho acadêmico na disciplina de Educação Física, os resultados indicaram que há relação da dimensão clareza e reparo do instrumento TMMS-24 com o sexo, enquanto a idade está relacionada à dimensão atenção. No que se refere à relação da dimensão IEA com o desempenho acadêmico na disciplina de Educação Física, a dimensão reparo é a que mais gera diferenciais entre os grupos com qualificação em Educação Física superior ou inferior à média dos alunos.

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Biografia do Autor

Juan Antonio García Herrero, Universidad de Salamanca (USAL), Salamanca, Espanha

Doutor pela University of Extremadura, Espanha. Mestre em Educação e Reeducação Psicomotora pela Pontifical University of Salamanca, Espanha. Professor University of Salamanca, Espanha.

Maria Vaquero-Diego, ESIC University / ESIC Business & Marketing School, Madrid, Espanha

Doutora com menção internacional em Ciências da Educação pela Universidade de Salamanca, Espanha. Mestra em Recursos Humanos pela Universidad Antonio Nebrija, Espanha. Professora na ESIC University/ESIC Business & Marketing School, Madrid, Espanha.

Maria Botey Fullat, ESIC University / ESIC Business & Marketing School, Madrid, Espanha

Doutora pelo ETSI Agrônomos da Universidade Politécnica de Madrid, Madrid, Espanha. Professora na ESIC University/ESIC Business & Marketing School, Madrid, Espanha.

Samuel Molina Schnorr, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil. Professor Adjunto do Núcleo de Educação Científica da Universidade de Brasília (UnB), em Brasília, DF, Brasil.

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Publicado

2022-08-11

Como Citar

Herrero, J. A. G., Vaquero-Diego, M., Fullat, M. B., & Schnorr, S. M. (2022). Inteligência Emocional Percebida e Desempenho Acadêmico em Educação Física de Adolescentes da Escola de Aplicação da Universidade de São Paulo, Brasil. Educação, 45(1), e39449. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.39449

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