O jovem Catopê e seus processos educativos no terno de Nossa Senhora do Rosário, em Montes Claros
DOI:
https://doi.org/10.15448/1987-2582.2021.2.33808Palavras-chave:
Educação, Juventude, Tradição religiosa.Resumo
Este estudo consiste em analisar a dinâmica do jovem, observando os seus processos educativos e constituição no segundo terno dos Catopês de Nossa Senhora em Montes Claros –MG. Os catopês, em sua maioria são homens negros adultos, jovens e crianças, os quais formam um grupo denominado de terno que fazem parte do congado norte mineiro. Ele se destaca por ser o que possui o maior número de jovens que expressam em suas ações uma mistura de ritos africanos e católicos. Este trabalho fundamenta-se na relação entre educação e cultura, partindo do pressuposto de que as construções dos processos educativos dos jovens catopês contribuem para a continuidade da formação subjetiva dos mesmos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratória com abordagem etnográfica, por meio da observação participante e entrevistas, conduzidas por um grupo focal. Os resultados contribuem, para uma reflexão sobre o sentido atual de uma tradição duradoura que perpassa a dinâmica da cultura e da educação.
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