Cognições e práticas de professores da educação básica sobre habilidades sociais
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.33303Palavras-chave:
cognições e práticas, habilidades sociais, educação básicaResumo
Considerando que as cognições docentes são determinantes no desenvolvimento humano, uma vez que exercem forte influência na maneira como caracterizam os fenômenos e, consequentemente, guiam os comportamentos e suas práticas, esta pesquisa objetivou conhecer as cognições e as práticas de professores que atuam na rede pública e privada de ensino na cidade de Santarém-Pará, acerca do construto habilidades sociais. A pesquisa foi realizada com 10 professores, sendo cinco da rede pública e cinco da rede particular atuantes na educação básica. Os dados coletados nas entrevistas foram analisados através da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados mostraram que os professores relacionam suas cognições sobre Habilidades Sociais como necessárias para o desenvolvimento integral do educando. Fica evidenciada, ainda, a necessidade de novas pesquisas na área, com foco em intervenção ou treinamentos de habilidades sociais para este público.
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