Cognições e práticas de professores da educação básica sobre habilidades sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.33303

Palavras-chave:

cognições e práticas, habilidades sociais, educação básica

Resumo

Considerando que as cognições docentes são determinantes no desenvolvimento humano, uma vez que exercem forte influência na maneira como caracterizam os fenômenos e, consequentemente, guiam os comportamentos e suas práticas, esta pesquisa objetivou conhecer as cognições e as práticas de professores que atuam na rede pública e privada de ensino na cidade de Santarém-Pará, acerca do construto habilidades sociais. A pesquisa foi realizada com 10 professores, sendo cinco da rede pública e cinco da rede particular atuantes na educação básica. Os dados coletados nas entrevistas foram analisados através da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados mostraram que os professores relacionam suas cognições sobre Habilidades Sociais como necessárias para o desenvolvimento integral do educando. Fica evidenciada, ainda, a necessidade de novas pesquisas na área, com foco em intervenção ou treinamentos de habilidades sociais para este público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Silva-Imbiriba, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Santarém, PA, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Para (UFOPA), em Santarém, PA, Brasil.

Irani Lauer Lellis, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Santarém, PA, Brasil.

Doutora em Psicologia. Professora Adjunta na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em Santarém, PA, Brasil.

Núbia dos Santos Oliveira, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Santarém, PA, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em Santarém, PA, Brasil.

Referências

Bolsoni-Silva, A. T., & Mariano, M. L. (2014). Práticas educativas de professores e comportamentos infantis, na transição ao primeiro ano do ensino fundamental. Estudos e pesquisas em Psicologia Social, 14(3), 814-833. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812014000300007

Conselho Nacional de Saúde. (2018). Resolução CNS nº 510, de 7 de abril 2016. Ministério da Saúde. http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2006). Relações interpessoais e habilidades sociais na Educação. UFSCar. http://www.rihs.ufscar.br/wp-content/uploads/2015/02/relacoes-interpessoais-e-habilidades-sociais-na-educacao

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2013). Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática (6. ed.). Vozes.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2014). Psicologia das relações interpessoais: vivências para o trabalho em grupo (11. ed.). Vozes.

Del Prette, Z. A. P. & Del Prette, A. (2017). Competência Social e Habilidades Sociais: Manual Teórico e Prático. Vozes.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social (6. ed.). Atlas.

Lefèvre, F., & Lefèvre, A. M. C. (2003). Discurso do Sujeito Coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa (Ed. rev. ampl.). EDUCS.

Mello, E. F. F., & Teixeira, A. C. (2012). A interação social descrita por Vigotski e sua possível ligação com a aprendizagem colaborativa através das tecnologias de rede [Apresentação de trabalho]. 9º Seminário De Pesquisa E Educação Da Região Sul - ANPED Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/6/871

Miller, S. A. (1988). Parents’ beliefs about children’s cognitive development. Child Development, 59(2), 259-281. https://doi.org/10.2307/1130311

Molina, R. C. M., & Del Prette, Z. A. P. (2006). Funcionalidade da relação entre habilidades sociais e dificuldades de aprendizagem. Psico-USF, 11(1), 53-63. https://www.scielo.br/j/pusf/a/jqR4mrtJKHf8FJN7qJjWcbK/abstract/?lang=pt

Paiva, M. L. M. F., & Del Prette, Z. A. P. (2009). Crenças docentes e implicações para o processo de ensino-aprendizagem. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 13(1), 75-85. http://www.scielo.br/pdf/pee/v13n1/v13n1a09.pdf

Ribas Junior, R. de C. (2002). Cognições de mães brasileiras acerca da paternidade e do desenvolvimento humano: uma contribuição ao estudo da psicologia parental [Tese de Doutorado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro].

Downloads

Publicado

2022-11-21

Como Citar

Silva-Imbiriba, A., Lellis, I. L., & Oliveira, N. dos S. (2022). Cognições e práticas de professores da educação básica sobre habilidades sociais. Educação, 45(1), e33303. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.33303

Edição

Seção

Outros Temas