A construção do conhecimento na extensão universitária a partir de uma experiência freireana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.1.33110

Palavras-chave:

Educação, ação dialógica, extensão universitária.

Resumo

Nos moldes da sociedade capitalista, sempre irá perdurar a existência de opressores e oprimidos e, portanto, podemos considerar que o legado de Paulo Freire continua atual para aqueles que se consideram educadores que buscam outra sociabilidade possível. Dentre os seus pensamentos destaca-se suas persistentes reflexões sobre o diálogo. Destacamos o Projeto de Extensão Universitária “NECRIA – Núcleo de Estudos e Extensão sobre Criança e Adolescente- e o ECA na escola”, o qual realizou ao longo de sua trajetória uma ação educativa com crianças de uma escola estadual do ensino fundamental, uma atuação pautada na teoria de Paulo Freire. Trazer os fundamentos da relação dialógica em Paulo Freire para compreender os desafios trilhados pelo referido projeto de extensão universitária é o que se propõe nos limites desse artigo.

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Biografia do Autor

Adriana Giaqueto Jacinto, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Franca, São Paulo, Brasil.

Pós-doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), no Rio de Janeiro, Brasil. Docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), em Franca, SP, Brasil.

Eliana Bolorino Canteiro Martins, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Franca, São Paulo, Brasil.

Pós-doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), no Rio de Janeiro, Brasil. Docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), em Franca, SP, Brasil.

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Publicado

2021-06-21

Como Citar

Jacinto, A. G., & Martins, E. B. C. (2021). A construção do conhecimento na extensão universitária a partir de uma experiência freireana. Educação, 44(1), e33110. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.1.33110

Edição

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