A construção do conhecimento na extensão universitária a partir de uma experiência freireana
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.1.33110Palavras-chave:
Educação, ação dialógica, extensão universitária.Resumo
Nos moldes da sociedade capitalista, sempre irá perdurar a existência de opressores e oprimidos e, portanto, podemos considerar que o legado de Paulo Freire continua atual para aqueles que se consideram educadores que buscam outra sociabilidade possível. Dentre os seus pensamentos destaca-se suas persistentes reflexões sobre o diálogo. Destacamos o Projeto de Extensão Universitária “NECRIA – Núcleo de Estudos e Extensão sobre Criança e Adolescente- e o ECA na escola”, o qual realizou ao longo de sua trajetória uma ação educativa com crianças de uma escola estadual do ensino fundamental, uma atuação pautada na teoria de Paulo Freire. Trazer os fundamentos da relação dialógica em Paulo Freire para compreender os desafios trilhados pelo referido projeto de extensão universitária é o que se propõe nos limites desse artigo.
Downloads
Referências
Algebaile, E. (2009). Escola pública e pobreza no Brasil: a educação para menos. FAPERJ.
Botomé, S. P. (1996). Pesquisa alienada e ensino alienante: o equívoco da extensão universitária. Vozes.
Freire, P. (1989). A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. Cortez.
Freire, P. (2000). Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. Editora UNESP.
Freire, P. (1994). Educação como prática da liberdade. Paz e Terra.
Freire, P. (1982). Pedagogia do Oprimido (11. ed.). Paz e Terra.
Freire, P. (1977). Extensão ou comunicação? Paz e Terra.
Freire, P. (2007). Política e educação (8. ed.). Villa das Letras.
Gramsci, A. (1988). Os intelectuais e a organização da cultura. Civilização.
Kosik, K. (1986). Dialética do concreto. Paz e Terra.
Paulo Netto, J. (1994). Razão, Ontologia e Práxis. Serviço Social & Sociedade, (44), 26-42.
Paulo Netto, & Falcão, M. C. (1987). Cotidiano: conhecimento e crítica. Cortez.
Snyders, G. (2005). Escola, Classes e Luta de Classes. Centauro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.