“Toda vida atual é encontro”: contribuições de Martin Buber para a Educação
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.29874Palavras-chave:
Educação, formação de professoresResumo
O artigo tem como objetivo apresentar os principais conceitos da obra de Martin Buber, autor da filosofia do diálogo, e suas implicações para o campo da Educação. Fortemente influenciado pelo Hassidismo, Buber foi um defensor da Educação para a comunidade para se chegar à paz. O texto situa o autor na história e reflete sobre a possível filiação de sua teoria a determinados campos do conhecimento, além de abordar os conceitos centrais de sua teoria - encontro dialógico, presença, relação, reciprocidade e responsabilidade, educação para a comunidade -, que contribuem para pensar a Educação nos tempos atuais, marcada pela desumanização das relações.
Downloads
Referências
BARTHOLO JR., R.S. Você e eu: Martin Buber, presença palavra. Rio de Janeiro, Garamond, 2001.
BUBER, M. Do diálogo e do dialógico. Campinas, Ed Perspectiva, 2009.
BUBER, M. El camino del ser humano y otros escritos. Madrid: Fundación Emmanuel Mounier, 2003b.
BUBER, M. Eu e Tu. São Paulo: Centauro, 2003a.
BUBER, M. Histórias do Rabi. São Paulo: Perspectiva, 2013.
BUBER, M. O caminho do homem segundo o ensinamento chassídico. São Paulo: Realizações Editora, 2011.
BUBER, M. Sobre comunidade. São Paulo: Perspectiva, 2008.
HERMANN, N. Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
HILLIARD, F.H. A Re-Examination of Buber’s Address on Education. British Journal of Educational Studies, Vol. 21, No. 1 (Feb., 1973).
KRAMER, S. Contribuições de Martin Buber para a reflexão sobre/do homem contemporâneo. In: LEWIN, H. Judaísmo e cultura: fronteiras em movimento. Rio de Janeiro: imprimatur, 2013.
LÖWY, M. Redenção e utopia: o judaísmo libertário na Europa Central. São Paulo: Cia das Letras, 1989.
PANKO, S. Makers of the modern theological mind: Martin Buber. Texas: Word Books, 1976.
SANTIAGO, M.B.N. e RÖHR, F. Formação e diálogo nos discursos de Martin Buber. Caxambu: Trabalho apresentado na 29ª Reunião Anual da Anped, 2006 [Disponível na internet: http: //www.anped.org.br, acesso em 10/12/2008].
ZUBEN, N. A. V. Martin Buber: cumplicidade e diálogo. Bauru, SP: EDUSC, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.