“Toda vida atual é encontro”: contribuições de Martin Buber para a Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.29874

Palavras-chave:

Educação, formação de professores

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar os principais conceitos da obra de Martin Buber, autor da filosofia do diálogo, e suas implicações para o campo da Educação. Fortemente influenciado pelo Hassidismo, Buber foi um defensor da Educação para a comunidade para se chegar à paz. O texto situa o autor na história e reflete sobre a possível filiação de sua teoria a determinados campos do conhecimento, além de abordar os conceitos centrais de sua teoria - encontro dialógico, presença, relação, reciprocidade e responsabilidade, educação para a comunidade -, que contribuem para pensar a Educação nos tempos atuais, marcada pela desumanização das relações.

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Biografia do Autor

Alexandra Coelho Pena, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(PUC-Rio). Professora no Departamento de Educação da PUC-Rio, Rio de Janeiro,RJ, Brasil.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Pena, A. C. (2019). “Toda vida atual é encontro”: contribuições de Martin Buber para a Educação. Educação, 42(3), 506–513. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.29874

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