O ser professor em contínua construção

Palavras-chave: Formação continuada. Educação contínua. Profissão docente. Pnem.

Resumo

O texto objetiva contribuir com algumas reflexões acerca da formação contínua de professores, além da formação inicial, na proposta paradigmática de educação continuada ao longo da vida pessoal do docente. Apresenta construtos teóricos que apontam para as possibilidades de autoformação em busca do autoconhecimento, dos profissionais que constituem a base da formação humana de outros seres humanos. Além disso, o artigo apresenta um modelo de educação continuada considerado eficiente pela abordagem de necessidade de atualização de formação, baseado em oficinas pedagógicas, com trabalho cooperativo entre os pares. Uma proposta de governo que, muito embora não tenha se constituído como possibilidade de política pública de formação de professores, no Brasil, acaba por ressaltar a falta de incentivos e de consciência social pela profissão do Ser Professor. Além de apontar a possiblidade de renovadas práticas educativas a partir de formações no locus escolar, conforme o destaque da grande maioria dos professores participantes.

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Biografia do Autor

Denise Dalpiaz Antunes, Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação
Doutora e Mestre em Educação,Licenciada em Educação Física Especialista em Educação Infantil,  Docente no Departamento de Ensino, na Faculdade de Educação - Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Helenara Plaszewski, Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação

Professora Doutora Helenara Plaszewski. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação – Lato Sensu da UFPel. Professora Adjunta no Departamento de Ensino, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Doutora e Mestre em Educação - UFPel, Especialista em Psicologia Escolar - PUCRS. Licenciada em Pedagogia - FAPA.  

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Publicado
2018-05-29
Como Citar
Antunes, D. D., & Plaszewski, H. (2018). O ser professor em contínua construção. Educação, 41(1), 30-40. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29782
Seção
Dossiê: A construção de profissionalidade: a pessoa em formação