O ser professor em contínua construção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29782

Palavras-chave:

Formação continuada. Educação contínua. Profissão docente. Pnem.

Resumo

O texto objetiva contribuir com algumas reflexões acerca da formação contínua de professores, além da formação inicial, na proposta paradigmática de educação continuada ao longo da vida pessoal do docente. Apresenta construtos teóricos que apontam para as possibilidades de autoformação em busca do autoconhecimento, dos profissionais que constituem a base da formação humana de outros seres humanos. Além disso, o artigo apresenta um modelo de educação continuada considerado eficiente pela abordagem de necessidade de atualização de formação, baseado em oficinas pedagógicas, com trabalho cooperativo entre os pares. Uma proposta de governo que, muito embora não tenha se constituído como possibilidade de política pública de formação de professores, no Brasil, acaba por ressaltar a falta de incentivos e de consciência social pela profissão do Ser Professor. Além de apontar a possiblidade de renovadas práticas educativas a partir de formações no locus escolar, conforme o destaque da grande maioria dos professores participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Dalpiaz Antunes, Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação

Doutora e Mestre em Educação,Licenciada em Educação Física Especialista em Educação Infantil,  Docente no Departamento de Ensino, na Faculdade de Educação - Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Helenara Plaszewski, Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação

Professora Doutora Helenara Plaszewski. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação – Lato Sensu da UFPel. Professora Adjunta no Departamento de Ensino, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Doutora e Mestre em Educação - UFPel, Especialista em Psicologia Escolar - PUCRS. Licenciada em Pedagogia - FAPA.  

Referências

ANTUNES, Denise Dalpiaz. Oficinas Pedagógicas Cooperativas: a motivação docente na formação continuada. Curitiba: Editora CRV, 2016.

ANTUNES, Denise Dalpiaz. Oficinas Pedagógicas de Trabalho Cooperativo: uma proposta de motivação docente, 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

ANTUNES, Denise Dalpiaz; GUILHERME, Alexandre Anselmo; SILVA, Lucas Rech. Concepções, desafios e avanços na Educação continuada de professores. In: ANTUNES, Denise Dalpiaz; PLASZEWSKI, Helenara. Educação continuada: um paradigma em diferentes ações, distintas experiências e significativos contextos. Porto Alegre: Evangraf, 2017.

ANTUNES, Denise Dalpiaz; PLASZEWSKI, Helenara; DECKER, Dionlei Alves; SILVA, Lucas Rech. Formação Continuada de Professores no Locus Escolar. In: ANTUNES, Denise Dalpiaz; PLASZEWSKI, Helenara. Educação continuada: um paradigma em diferentes ações, distintas experiências e significativos contextos. Porto Alegre: Evangraf, 2017.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Maria Alice Vergueiro e Afranio Catani (Org.). 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

CLAXTON, Guy. O desafio de aprender ao longo da vida. Porto Alegre: Artmed, 2005.

CUBERES, Maria Teresa Gonzalez. El taller de los talleres. Buenos Aires: Estrada, 1989.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2003. A. S. Os desafios da formação de professores no século XXI: competências e solidariedade, In: FERREIRA, A. T. B. (Org.). Formação continuada de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

JESUS, Saul Neves de. Psicologia da Educação. Coimbra: Quarteto Editora, 2004.

LOMÔNACO, José Fernando B. Apresentação à edição brasileira. In: LÓPEZ-BARAJAS ZAYAS, Emilio. O paradigma da educação continuada. Porto Alegre: Penso Editora, 2012.

MARQUESI, Álvaro. O bem-estar dos professores. Porto Alegre: Artmed, 2008.

MASLOW, Abraham Harold. Introdução à psicologia do ser. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Eldorado, 1970.

MIZUKAMI, M.G.N. Ensino as abordagens do processo. São Paulo: E.P.U., 2007. 119 p.

MOSQUERA, Juan José Mourino. Vida adulta: personalidade e desenvolvimento, 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 1987.

MOSQUERA, Juan José Mourino. Vida adulta: visão existencial e subsídios para teorização. Educação, Porto Alegre, n. 5, p. 94-112, 1982.

MOSQUERA, Juan José Mourino. As ilusões e os problemas da vida. Porto Alegre: Sulina, 1979.

NÓVOA, António. Novas disposições dos professores: a escola como lugar da formação, 2003. Disponível em: <http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/685/1/21205_ce.pdf>. Acesso em: 22 de nov. 2017.

NÓVOA, António. A formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

NÓVOA, António. O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, António. (Org.). Profissão professor. 2. ed. Porto: Porto, 1999.

PORTAL, Leda Lísia Franciosi. O professor e o despertar de sua espiritualidade. In: ENRICONE, Délcia (Org.). Ser professor. EDIPUCRS: Porto Alegre, 2002. p. 109-124.

PORTAL, Leda Lísia Franciosi; FRANCISCONE, Fabiane. Contribuições da educação continuada na construção da inteireza do ser. Educação, Porto Alegre, 2007, n. 3 (63), p. 557-569, set./dez. 2007.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis/RJ: Vozes, 2002.

UNDURRAGA INFANTE, Consuelo. Como aprenden los adultos? Ediciones Universidad Católica de Chile, Santiago, 2004.

VIEIRA, Elaine; VOLQUIND, Lea. Oficinas de ensino: O quê? Por quê? Como? 4. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.

ZABALZA, Miguel Ángel. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Downloads

Publicado

2018-05-29

Como Citar

Antunes, D. D., & Plaszewski, H. (2018). O ser professor em contínua construção. Educação, 41(1), 30–40. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29782

Edição

Seção

Dossiê: A construção de profissionalidade: a pessoa em formação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)