A escola (a)pesar: a educação em tempos de leveza hipermoderna

Autores

  • Isis Stadulne Aquino Programa de Pós-Graduação em Educação PUCRS Curso de Especialização em Gestão da Educação
  • Renata Placido Dipp PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.29404

Palavras-chave:

Escola, Sociedade, Hipermodernidade, Leveza, Consumo.

Resumo

A sociedade hipermoderna é uma sociedade excitada que demanda da escola a personalização do ensino e a customização e espetacularização da experiência escolar. Este texto tem como objetivo levantar interseções e questionamentos acerca do caráter hiperconsumista da expansão capitalista, das características peculiares da sociedade hipermoderna e do lugar da escola e da educação diante desses novos paradigmas. Para tal, aproximouse a perspectiva psicanalítica das teorias filosóficas de pensadores como Zygmunt Bauman e Gilles Lipovetsky a fim de lançar luz aos impactos importantes à fragilização do laço social oriundos da nova ordem socioeconômica. Nesse sentido, é possível pensar que, para além do peso das novas demandas econômicas, culturais e tecnológicas, cabe à escola ocupar uma posição de ação estruturante e edificadora e colocar-se como instância social que guarda o interesse da formação do sujeito ético, reflexivo, crítico e sensível às urgências de um país, cujos altos índices de desigualdade asseguram um monopólio de privilégios.

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Biografia do Autor

Renata Placido Dipp, PUCRS

Professora da Escola de Humanidades - Curso de Psicologia.

Supervisora do SAPP|PUCRS.

Professora do Curso de Especialização em Gestão da Educação do PPG em Educação da PUCRS.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

Aquino, I. S., & Dipp, R. P. (2018). A escola (a)pesar: a educação em tempos de leveza hipermoderna. Educação, 41(3), 471–477. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.29404