Pós-Graduação no Brasil e nos Estados Unidos: Uma análise comparativa

Autores

  • Robert Evan Verhine UFBA

Resumo

Este artigo compara a pós-graduação (PG) no Brasil e nos Estados Unidos de modo a demonstrar que o mestrado e o doutorado brasileiros não são cópias de programas americanos, como freqüentemente posto, mas, sim, resultados da combinação dos modelos americano e francês, ajustados às circunstâncias brasileiras. O trabalho descreve esses dois modelos, relata as experiências históricas americana e brasileira em relação à pós-graduação e discute fatores que diferenciam programas de PG nos dois países. Na conclusão, o autor afirma que o modelo “híbrido” desenvolvido no Brasil integra com êxito dois modelos tradicionais de forma complementar, produzindo sinergias valiosas. Descritores – Pós-graduação americana; pós-graduação brasileira; educação comparada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robert Evan Verhine, UFBA

Robert Evan Verhine Possui graduação em Economia pela University of California - Berkeley (1967) , mestrado em Estudos Latinoamericanos pela University of California - Berkeley (1974) e doutorado em Educação pela Universitat Hamburg (1992) . Atualmente é Sócio da Sociedade Brasileira de Educação Comparada, Consultor Ad- Hoc do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Bolsista - Consultor Ad Hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia, CONSULTOR do Fundação Luis Eduardo Magalhães e CONSULTOR do Fundação de Amparo À Pesquisa do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: EDUCACAO EXTRA-ESCOLAR, Mercado de Trabalho, TREINAMENTO. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

Downloads

Como Citar

Verhine, R. E. (2008). Pós-Graduação no Brasil e nos Estados Unidos: Uma análise comparativa. Educação, 31(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2767

Edição

Seção

Outros Temas