Ampliação da jornada escolar e dever de casa: denúncias cruzadas

Autores

  • Tânia de Freitas Resende Faculdade de Educação / Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.27605

Palavras-chave:

Escola de tempo integral. Dever de casa. Turno e contraturno.

Resumo

Muitos programas de ampliação da jornada escolar no ensino fundamental têm sido desenvolvidos, no Brasil, no formato conhecido como turno e contraturno. Nesse cenário, diversas polêmicas surgiram a respeito dos deveres de casa. Tais polêmicas expressam desafios mais amplos relativos à implementação dos programas e à própria realização desses deveres na tradição escolar. Assim, as questões relativas ao dever de casa “denunciam” desafios inerentes ao modo como a escola de tempo integral tem sido implementada; e a implantação dos programas de tempo integral acaba por “denunciar” desafios relativos ao dever de casa, que antecedem as políticas de ampliação da jornada. O objetivo do artigo é analisar essas “denúncias cruzadas”, utilizando dados recolhidos em atividades de extensão universitária e de pesquisa desenvolvidas na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

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Biografia do Autor

Tânia de Freitas Resende, Faculdade de Educação / Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação, professora de Sociologia da Educação no Depto. de Ciências Aplicadas à Educação da FaE/UFMG. Pesquisadora do Observatório Sociológico Família-Escola (OSFE).

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Publicado

2018-05-29

Como Citar

Resende, T. de F. (2018). Ampliação da jornada escolar e dever de casa: denúncias cruzadas. Educação, 41(1), 113–122. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.27605

Edição

Seção

Dossiê: A construção de profissionalidade: a pessoa em formação