Contribuições da Educação Continuada na Construção da Inteireza dos Docentes da Educação Superior

Autores

  • Leda Lísia Franciosi Portal
  • Fabiane Franciscone

Resumo

Este artigo pretende, numa mensagem de esperança, propor um novo olhar para as questões da Educação Continuada em sua trajetória de “fazer-se homem”. Numa abordagem qualitativa, compreensiva-interpretativa, buscou investigar quais as contribuições que a Educação Continuada tem propiciado à construção da Inteireza dos Docentes da Educação Superior, selecionados em Programas de Mestrado em Educação. Seus resultados revelaram que o investimento feito pelos entrevistados em Educação Continuada está relacionado, quase que exclusivamente, à Dimensão do “Eu Profissional” e do “Eu Individual/Intelectual”, descuidando-se das demais dimensões: “Eu Relacional, Eu Individual Físico e Emocional e, principalmente, do Eu Espiritual”. Ancorado em Wilber, para quem todo o ser humano ao assumir seu processo de evolução, necessita ampliar sua consciência, investindo em sua autoformação/Educação Continuada, a contribuição desta pesquisa pela compreensão e interpretação de seus resultados, está em apontar a necessidade de enfatizar o enfoque no “Eu Espiritual”, inspirador dos demais para o despertar de uma nova consciência, que nos iluminará para o reconhecimento do verdadeiro propósito da vida e assim contribuir para a transformação tão almejada do mundo. Descritores – Educação continuada; construção da inteireza; docentes da educação superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Portal, L. L. F., & Franciscone, F. (2008). Contribuições da Educação Continuada na Construção da Inteireza dos Docentes da Educação Superior. Educação, 30(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2750

Edição

Seção

Outros Temas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)