O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários

  • Marilda Aparecida Behrens

Resumo

Os paradigmas da ciência influenciam todas as áreas do conhecimento, em especial, a Educação, e, por conseqüência, a formação de professores. Os paradigmas da educação na formação de professores podem ser apresentados como conservadores e inovadores. Na formação dos professores o paradigma conservador carregou as denominações de treino e de capacitação. No paradigma da complexidade a formação tem sido designada: inicial, contínua ou continuada. Nessa última década, aparece na formação para docência o movimento de desenvolvimento profissional dos professores. Descritores – Formação de professores; paradigmas; paradigma da complexidade; docência universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Behrens, M. A. (2008). O paradigma da complexidade na formação e no desenvolvimento profissional de professores universitários. Educação, 30(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2742
Seção
Outros Temas