A inclusão das crianças com deficiência na educação infantil: processo em construção
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.2.26786Palavras-chave:
Infância. Criança com deficiência. Educação especial. Educação infantil.Resumo
O presente artigo resulta de um estudo teórico e visa discutir a inclusão das crianças com deficiência na educação infantil, ressaltando as práticas e os desafios deste processo em construção. Para tanto, apresenta considerações gerais sobre o conceito de infância, sinalizando que a deficiência é uma experiência que institui singularidades no modo como a criança vivencia sua infância. Comenta a constituição do campo da educação infantil, apresentando sua ascensão de um campo “clandestino” de atuação, ligado ao assistencialismo à etapa da Educação Básica, organizado por meio de referenciais que lhe concede importância e atribuições próprias dentro da política educacional. Por fim, contextualiza a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, apontando os desafios relacionados à inclusão das crianças com deficiência no âmbito da creche e pré-escola.
Downloads
Referências
ARANHA, M. S. F. Paradigmas da relação entre a sociedade e as pessoas com deficiência. Revista do Ministério Público do Trabalho, Brasília (LTR), ano XI, n. 21, p. 160-173. 2001.
ARROYO, M. G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Política Nacional de Educação Especial. Brasília, DF: MEC/SECADI, 2008.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9493, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CEB nº 5. de 2009. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF, 2009.
BRUNO, M.M.G. A construção da escola inclusiva: uma análise das políticas públicas e da prática pedagógica no contexto da educação infantil. revista@mbienteeducação, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 56-67,
ago/dez. 2008. Disponível em:
<http://www.publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/download/589/554>. Acesso em: 22 mar. 2010.
DECLARAÇÃO de Salamanca. Sobre os Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. 10 jun. 1994. Disponível em:
<http://www.mec.gov.br/seesp/pdf/salamanca.pdf>. Acesso em: 2 jan. 2010.
FOUCAULT, M. Os anormais. Tradução Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
GOFFMAN. E. Manicômios, prisões e conventos. São Paulo: Perspectiva, 1961.
GOFFMAN, E. Estigma: Notas sobre a Manipulação da Identidade Deteriorada. Rio de Janeiro: LTC, 1988.
GOUVÊA, M. C. A escrita da história da infância: periodização e fontes. In: SARMENTO, Manuel; GOUVÊA, Maria Cristina (Org.). Estudos da Infância. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 97-118.
KOHAN, W. O. Entre Deleuze e a Educação: notas para uma política do pensamento. Educação e Realidade, v. 27, n. 2, p. 123-130, jul./dez. 2002.
HADDAD, L. Tensões universais envolvendo a questão do currículo. In: Convergências e Tensões no campo da formação e do trabalho docente (Educação Infantil). Belo Horizonte: Autêntica, 2010 (XV Endipe).
MANTOAN, M. T. E. Igualdade e diferenças na escola – como andar no fio da navalha. Revista Educação. Porto Alegre, v. 29, n. 1, p. 55-64, jan./abr. de 2006.
MARANHÃO, D.; SARTI, C. A. A creche e a família: uma parceria necessária. Cadernos de Pesquisa, v. 38, jan.-abr., 2008, p. 171-194. MENDES, E. G. Breve histórico da educação especial no Brasil. Revista Educación y Pedagogia, v. 22, n. 57, 2010. Disponível em:
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-
&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em : 31 maio 2015.
MENDES, E. G. Inclusão marco zero: começando pelas creches. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2010.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. International classification of functioning disability and health. Genebra, 2001.
ROCHA, Eloisa A. C. A pedagogia e a Educação Infantil. Revista Brasileira de Educação, n, 16, jan.-abr. 2001. Disponível em:
<http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n16/n16a03>. Acesso em: 22 jul. 2016.
ROSEMBERG, F. A criança pequena e o direito à creche no contexto dos debates sobre infância e relações raciais. In: BENTO, Maria Aparecida S. Educação Infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo: CEERT, 2012.
SARMENTO, M. Sociologia da infância: correntes e confluências. In: SARMENTO, Manuel; GOUVÊA, Maria Cristina (Org.). Estudos da Infância. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 17-39.
SILVA, Isabel de Oliveira. Educação Infantil no Brasil. Pensar a Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 03-33, jan.-mar. 2016.
Disponível em: <http://pensaraeducacaoemrevista.com.br>. Acesso em: 20 jul. 2016.
UNICEF. Declaração Universal dos Direitos das Crianças. Disponível in: <http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Crian%C3%A7a/declaracao-dos-direitos-da-crianca.html>. Acesso em: 22 mar. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DERECHOS DE AUTOR
La sumisión de originales para la Educação implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a
Educação como el medio de la publicación original.
CREATIVE COMMONS LICENSE
Debido a que es una revista de acceso abierto, permite el libre uso de artículos en aplicaciones científicas y educativas, siempre y cuando la fuente. De acuerdo con la Licencia Creative Commons CC-BY 4.0, adoptada por la
Educação el usuario debe respetar los requisitos abajo.
Usted tiene el derecho de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar - remezcla, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales.
Sin embargo, sólo de acuerdo con los siguientes términos:
Asignación - Usted debe dar el crédito apropiado, proveer un enlace a la licencia e indicar si los cambios se han hecho. Debe hacerlo en condiciones razonables, pero de ninguna manera que sugiera que
Educação usted o su uso es compatible.
No hay restricciones adicionales - No se pueden aplicar términos legales o naturaleza tecnológica de las medidas que restringen legalmente hacer algo distinto de los permisos de licencia.
Avisos:
Usted no tiene que cumplir con los términos de licencia con respecto a los elementos materiales que son de dominio público o cuyo uso está permitido por una excepción o limitación que se aplica.
Garantías no se les da. La licencia no le puede dar todos los permisos necesarios para el uso previsto. Por ejemplo, otros derechos, como derechos de imagen, privacidad o derechos morales, pueden limitar el uso del material.
Para obtener más información acerca de la licencia Creative Commons, siga el enlace en la parte inferior de esta página web.