Borboletas no aquário: reflexões acerca da formação docente
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.26767Palavras-chave:
Curso de licenciatura. Docência. Identidade profissional.Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada entre os anos de 2013 e 2016 que investigou as percepções de discentes de cursos de licenciatura de uma universidade pública estadual a respeito da docência. A investigação teve como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa e, como parâmetro para exame das manifestações dos colaboradores, os pressupostos da análise do discurso de Putnam e Fairhust (2001) e os estudos relativos ao universo das representações sociais sob a ótica de Moscovici (2010). Ao término do estudo, constatou-se a necessidade de os cursos de licenciatura possibilitarem aos alunos e ao corpo docente, por meio da matriz curricular e das aulas dadas, uma reflexão crítica a respeito das especificidades da profissão docente e do conjunto de características que compõem a identidade profissional.
Downloads
Referências
BERGER, P.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis, RJ: Vozes, 1985.
BRUCKNER, P. Filhos e vítimas: o tempo da inocência. In: MORIN, E.; PRIGOGINE, I. (Org.). A sociedade em busca de valores. Lisboa: Instituto Piaget, 1988. p. 51-64.
CODO, W.; VASQUES-MENEZES, I.; VERDAN, C. S. A importância social do trabalho. In: CODO, W. (Coord.). Educação: carinho e trabalho. Petrópolis: Vozes; Brasília, DF: Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Universidade de Brasília, Laboratório de Psicologia do Trabalho, 1999. p. 237-254.
COSTA, M. C. V. Trabalho docente e profissionalismo. Porto Alegre: Sulina, 1995.
DEJOURS, C. A banalização da injustiça social. Rio de Janeiro: FGV, 2000.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GADOTTI, M. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003.
GASPARINI, S. M.; BARRETO, S. M.; ASSUNÇÃO, A. A. O professor, as condições de trabalho e os efeitos sobre sua saúde. Educ. Pesq., São Paulo, v. 31, n. 2, p. 189-199, maio/ago. 2005.
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília, DF: Unesco, 2009.
LEMOS, K. R. F.; FRANÇA, S. M. M.; MACHADO, V. M. Tornar-se professor: um olhar sobre a prática docente. In: BRZEZINSKI, Iria (Org.). Profissão professor: identidade e profissionalização docente. Brasília, DF: Plano, 2002. p. 145-157.
MADEIRA, M. C. Representações sociais de professores sobre a própria profissão: à busca de sentidos. In: Anped, 23., 2011, Universidade Católica de Petrópolis – UCP. Anais... Petrópolis, RJ: Universidade Católica de Petrópolis, Disponível em:
www.anped.org.br/reunioes/23/textos/2027t.pdf>. Acesso em: 6 ago. 2013.
MANCEBO, D.; SILVA JR., João dos Reis (Org.). Trabalho docente e expansão da educação superior brasileira. Rio de Janeiro: Eduerj, 2012. v. 1.
MAUÉS, O. C.; SOUZA, M. B. A expansão da educação superior no Brasil e as políticas de formação de professores. In: Anped, 36., Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais. 2013. Anais... Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2013. Disponível em: <http://36reuniao.anped.org.br/trabalhos/169-trabalhos-gt11-
politica-de-educacao-superior>. Acesso em: 6 ago. 2013.
MINAYO, M. C. S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 3, p. 621-626, 2012.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
NOVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Portugal: Dom Quixote, 1995.
ORLANDI, E. P. Análise do discurso. Campinas, SP: Pontes, 1999.
PAPI, S. O. G. Professores: formação e profissionalização. São Paulo: Junqueira & Marin, 2005.
PEREIRA, L. P. L. S. P.; MARTINS, Z. I. O. A identidade e a crise do profissional docente. In: BRZEZINSKI, I. (Org.). Profissão professor: identidade e profissionalização docente. Brasília, DF: Plano, 2002. p. 113-132.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2008.
PUTNAM, L.; FAIRHURST, G. Discourse analysis in organizations: issues and concerns. In: ABLIN, F. M.; PUTNAM, L. (Ed.) The new handbook of organizational communication. Thousand Oaks: Sage, 2001. p. 78-137.
SAMPAIO, M. M. F.; MARIN, A. J. Precarização do trabalho docente e seus efeitos sobre as práticas curriculares. Educ. Soc., v. 25, n. 89, p. 1203-1225, set./dez. 2004.
SANTOS, P. I.; MACHADO, L. B. Entre a vocação e os desafios:as representações sociais do ser professor. Revista Profissão Docente, Uberaba, MG, v. 10, n. 21, p. 2-17, 2010. Disponível em: <http://www.uniube.br/propepe/mestrado/revista/vol10/entre_a_vocacao_santos.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2012.
SUGAHARA, L. Y.; SOUZA, C. P. Análise dos significados de afetividade como condição do trabalho docente. Educação e cultura contemporânea, Rio de Janeiro, v. 7, n. 15, p. 75-91, jul.-dez. 2010.
TARDIF, M. T. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DERECHOS DE AUTOR
La sumisión de originales para la Educação implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a
Educação como el medio de la publicación original.
CREATIVE COMMONS LICENSE
Debido a que es una revista de acceso abierto, permite el libre uso de artículos en aplicaciones científicas y educativas, siempre y cuando la fuente. De acuerdo con la Licencia Creative Commons CC-BY 4.0, adoptada por la
Educação el usuario debe respetar los requisitos abajo.
Usted tiene el derecho de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar - remezcla, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales.
Sin embargo, sólo de acuerdo con los siguientes términos:
Asignación - Usted debe dar el crédito apropiado, proveer un enlace a la licencia e indicar si los cambios se han hecho. Debe hacerlo en condiciones razonables, pero de ninguna manera que sugiera que
Educação usted o su uso es compatible.
No hay restricciones adicionales - No se pueden aplicar términos legales o naturaleza tecnológica de las medidas que restringen legalmente hacer algo distinto de los permisos de licencia.
Avisos:
Usted no tiene que cumplir con los términos de licencia con respecto a los elementos materiales que son de dominio público o cuyo uso está permitido por una excepción o limitación que se aplica.
Garantías no se les da. La licencia no le puede dar todos los permisos necesarios para el uso previsto. Por ejemplo, otros derechos, como derechos de imagen, privacidad o derechos morales, pueden limitar el uso del material.
Para obtener más información acerca de la licencia Creative Commons, siga el enlace en la parte inferior de esta página web.