Analisando a pesquisa-ação à luz dos princípios intervencionistas: um olhar comparativo

Autores

  • Sara Fernandes Picheth Universidade Estadual de Maringá
  • Marcio Pascoal Cassandre Universidade Estadual de Maringá
  • Michel Jean Marie Thiollent Universidade do Grande Rio

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24263

Palavras-chave:

Metodologia da pesquisa-ação. Ascender do abstrato para o concreto. Estimulação dupla.

Resumo

A metodologia da pesquisa-ação, embora seja considerada pesquisa, com seu caráter pragmático, se distingue claramente da pesquisa científica tradicional, principalmente porque, ao mesmo tempo em que altera o que está sendo pesquisado, é limitada pelo contexto e pela ética da prática. Por outro lado, algumas metodologias intervencionistas também possuem um aspecto que compõem a pesquisa-ação, o foco na ação coletiva em busca da resolução de um problema, implicando na premissa de que possa haver alguma relação entre esta metodologia e princípios intervencionistas. Nesse contexto, o presente ensaio teórico almeja analisar a relação entre a metodologia da pesquisaação e os princípios da estimulação dupla e do ascender do abstrato para o concreto. Por meio de revisão bibliográfica, a análise dos princípios intervencionistas comparados à metodologia da pesquisa-ação demonstrou relação entre ambos, sugerindo similaridades de lógica e modos de agir, possibilitando, portanto, visualizar esta metodologia como a implementação dos dois princípios.

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Biografia do Autor

Sara Fernandes Picheth, Universidade Estadual de Maringá

Programa de Pós-Graduação em Adminsitração (PPA) 

Marcio Pascoal Cassandre, Universidade Estadual de Maringá

Programa de Pós-Graduação em Adminsitração (PPA)

Michel Jean Marie Thiollent, Universidade do Grande Rio

Programa de Pós-Graduação em Adminsitração (PPGA)

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

Picheth, S. F., Cassandre, M. P., & Thiollent, M. J. M. (2016). Analisando a pesquisa-ação à luz dos princípios intervencionistas: um olhar comparativo. Educação, 39(4), s3-s13. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24263

Edição

Seção

Dossiê - Compreensões Interdisciplinares Teórico-metodológicas sobre Intervenção

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