Relatos de práticas docentes: o discurso do sujeito coletivo desvelando suas contribuições
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.23926Palavras-chave:
Prática docente. Tecnologia educacional. Reflexão. Formação docente.Resumo
As sessões de apresentação de relatos de prática já fazem parte da programação dos Seminários Web Currículo, promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Visando a compreender as contribuições das apresentações de tais práticas, sob a perspectiva dos participantes nas sessões de relatos realizadas na quarta edição desse seminário, em setembro de 2015, foi aplicado um questionário de opinião sobre as contribuições dos relatos apresentados. As respostas às questões subjetivas foram tratadas por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), produzido com o apoio do software Qualiquantisoft; e as ideias-chave foram organizadas em categorias e geraram os DSCs, apresentados e analisados neste artigo; Já as respostas à questão objetiva foram tratadas por meio do software NVivo10. Essas análises revelaram que os relatos contribuíram para ampliar as reflexões docentes e melhorar as práticas com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.
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