Currículo, experimento e experiência: contribuições da Educação em Ciências

Autores

  • José Luís Schifino Ferraro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.22751

Palavras-chave:

Currículo. Ensino de Ciências. Experiência.

Resumo

Ao tomar como ponto de partida a possibilidade da problematização para (res)significar elementos essenciais ao ensino das Ciências da Natureza, lança-se por sobre o currículo um olhar ético-estético que reforça a necessidade e o direito de o aluno experienciar sem desconsiderar a importância da experimentação na construção de conhecimentos específicos da área. Considerando a dualidade experiência/experimento, o trabalho que segue não pretende evidenciar a necessidade de sobreposição uma sobre outra, mas discuti-las para que se possa resgatar a dimensão de transformação inerente ao conceito de educação muito além da pura aplicabilidade e domínio da técnica.

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Biografia do Autor

José Luís Schifino Ferraro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação – Professor da Faculdade de Biociências e dos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) e em Educação em Ciências e Matemática (PPGEDUCEM) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

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Publicado

2017-05-31

Como Citar

Ferraro, J. L. S. (2017). Currículo, experimento e experiência: contribuições da Educação em Ciências. Educação, 40(1), 106–114. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.22751

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