Aprendizagem da docência e desenvolvimento profissional na Educação Infantil – aproximações no contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.2.20243Palavras-chave:
Formação de professores. Educação Infantil. Educação híbrida. Terceiro espaço.Resumo
Apresentam-se análises de uma pesquisa de doutorado, cuja intervenção constitui-se em um ambiente de formação híbrido, envolvendo pesquisadores, professoras experientes e estudantes de pedagogia na modalidade a distância. A parceria entre os atores se deu em momentos de interação online e presencial, nos quais foram propostas, implementadas e avaliadas “experiências de ensino e aprendizagem”. A pesquisa se pauta no trabalho colaborativo, tendo em vista a superação de dilemas presentes no cotidiano da atividade docente. Os instrumentos de coletas de dados são as narrativas escritas sistematizadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), desenvolvido por ocasião da pesquisa-intervenção. As análises referem-se a uma das 10 parcerias estabelecidas – situadas no contexto da Educação Infantil – e sugerem que a interação em espaços híbridos pode alavancar processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional. Dentre as conclusões, está a fragilidade de uma área de ensino (Educação Infantil), cujo currículo se estabelece por meio de referenciais e diretrizes.
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