Um estudo sobre escolas eficazes no Brasil e na Itália: o que realmente importa na opinião dos pais, alunos, professores e gestores
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.20063Palavras-chave:
Melhoria das escolas. Desempenho dos alunos. Fatores escolares.Resumo
Este estudo investiga os fatores escolares que explicam o desempenho acadêmico dos estudantes sob a visão dos grupos envolvidos no processo de formação: família, alunos, professores e gestores. Um estudo de caso, coletando dados por meio de entrevistas, foi realizado em duas escolas, uma no Brasil e outra na Itália, onde seus alunos apresentaram alto rendimento acadêmico. Os resultados revelaram que não há um fator isolado que explique o desempenho e, sim, múltiplos fatores, formando um campo magnético que sustenta e apoia a aprendizagem e o rendimento dos estudantes. Doze fatores na realidade brasileira e 11 na italiana foram citados por todos os grupos como explicativos do alto desempenho, sendo o principal fator o professor. Esses dados são relevantes para os especialistas, que podem utilizá-los em formação inicial e continuada, mas, sobretudo, para os gestores, utilizando-os na melhoria de suas escolas.
Downloads
Referências
ALBERNAZ, A; FERREIRA, F. H. G.; FRANCO, C. Qualidade e equidade na educação fundamental brasileira. Texto para Discussão nº 455. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2002.
BARBOSA, M. E. F.; FERNANDES, C. A escola brasileira faz diferença? Uma investigação dos efeitos da escola na proficiência em matemática dos alunos da 4ª série. In: FRANCO, Creso (Org.). Avaliação, ciclos e promoção na educação. Porto Alegre: Artmed, 2001, p. 121-153.
BROOKE, N. SOARES, J. F. (Org.). Pesquisa em eficácia escolar: origens e trajetórias. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008.
CASTRO, C. M.; FLETCHER, P. A escola que os brasileiros frequentaram em 1985. Rio de Janeiro: Ipea, Iplan, 1986.
CASTRO, C. M.; SANGUINETTY J. A.; MARQUES, E. A.; LACERDA, E. R.; FRANCO, M. A. C.; SILVA, M. A. Determinantes de la educación en América Latina: acceso, desempeño y equidad. ECIEL. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas (1984).
CASASSUS, J. A escola e a desigualdade. Brasília, DF: Plano, 2002.
CÉSAR, C.; SOARES, J. Desigualdades acadêmicas induzidas pelo contexto escolar. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 18, n. 1/2, p. 97-110, 2001.
COLEMAN, J. S. Equality of educational opportunity. Washington, DC: US Government Print, Office, 1966. Creswell, J. Educational research: planning, conducting, and evaluating quantitative and qualitative research. New Jersey: Merrill Prentice Hall, 2005.
CRESAS. Le handicap socioculturel en question. Paris: ESF, 1978.
CRAHAY, M. Poderá a escola ser justa e eficaz? Da igualdade das oportunidades à igualdade dos conhecimentos. Tradução de Vasco Farinha. Lisboa: Instituto Piaget, 2002.
CRAHAY, M.; BAYE, A. Existem escolas justas e eficazes? Cad. Pesq., São Paulo, v. 43, n. 150, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742013000300007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 27 jun. 2014.
DOUGLAS, J. W. B.; ROSS, J. M.; SIMPSON, H. R. All our future. London: P. Davies, 1968.
ESPÓSITO, Y. L.; DAVIS, C.; NUNES, M. M. R. Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar – O modelo adotado pelo estado de São Paulo. Revista Brasileira de Educação, n. 13, p. 25-53, 2000.
FELICIO, F.; FERNANDES, R. O efeito da qualidade da escola sobre o desempenho escolar: uma avaliação do ensino fundamental no estado de São Paulo. Anais do XXXIII Encontro Nacional de Economia. Natal-RN, 2005.
FERNANDES, N. S.; SOARES, T. M.; PENA, A. C.; CUNHA, I. C. O conhecimento do professor em avaliação educacional e a proficiência do aluno. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 21, n. 47, p. 569-590, 2010.
FERRÃO, M. E.; BELTRÃO, K.; SANTOS, D. Políticas de não-repetência e qualidade da educação: evidências obtidas a partir da modelagem dos dados da 4ª série do SAEB-99. Estudos em Avaliação Educacional, n. 26, 2002.
FERRÃO, M. E.; BELTRÃO, K. I.; FERNANDES, C. Aprendendo sobre Escola Eficaz – evidências do Saeb-99. INEP/MEC, 2002.
FLETCHER, P. À procura do ensino eficaz. Relatório de pesquisa, PNUD/MEC/SAEB, 1997.
FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
FRANCO, C.; BONAMINO, A. A pesquisa sobre características de escolas eficazes no Brasil: breve revisão dos principais achados e alguns problemas em aberto. Revista Educação Online, Rio de Janeiro, n. 1, 2005. Disponível em: http://www. maxwell.lambda.ele.puc-rio.br>. Acesso em: 10 fev. 2013.
FRANCO, C.; SZTAJN, P.; ORTIGÃO, M. I. Mathematics teachers, reform, and equity: results from the Brazilian National Assessment. Journal for Research in Mathematics Education, Reston, Virginia, v. 38, n. 4, 393-419, 2007.
FULLAN, M.; HARGREAVES, A. A escola como organização aprendente: buscando uma qualidade para a Educação. Porto Alegre: Artmed, 2000.
GOMES, C. A. A escola de qualidade para todos: abrindo as camadas da cebola. Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas Educacionais, n. 13, p. 281-306, jul.-set. 2005.
KLEIN, R.; FONTANIVE, N. S. Gestão de resultados e de aprendizagem. Apresentado no XIV Encontro Nacional de Diretores (Fundação Bradesco). Gestão escolar: as articulações do diretor, São Paulo, 2010. Instituto Nacional de Pesquisas Inep). Censo da Educação Básica, 2015.
LEE, V. E.; BRYK, A. S.; SMITH, J. The organization of effective secondary schools. In: DARLING-HAMMOND, L. Review of Research in Education, Washington, DC, American Educational Research Association, p. 171-267, 1993. LEE, V.; FRANCO, C.; ALBERNAZ, A. Quality and equality in Brazilian secondary schools: a multilevel cross-national school effects study. Annual Meeting of the American Educational Research Association, San Diego, 2004.
MACHADO SOARES, T. Influência do professor e do ambiente em sala de aula sobre a proficiência alcançada pelos alunos avaliados no Simave-2002, 2004.
MELLA, O. (Org.). Qualitative study of schools with outstanding results in seven Latin American countries. Santiago, Chile: Unesco, Latin American Laboratory for Assessment of the Quality of Education, 2002.
MEURET, D. Établissement scolaires: ce qui fait la différence. L’Année Sociologique, Paris, v. 50, n. 2, p. 545-556, 2000. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Résultats du Pisa 2009. Surmonter le milieu social: l’égalité des chances et l’équité du rendement de l’apprentissage, 2. Paris: OCDE. 2011.
PAUL, J. J.; BARBOSA, M. L. A qualidade dos professores como fator de eficácia escolar. REICE – Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio em Educación, v. 5, n. 5e, 2007.
PHILLIPS, D. Learning from elsewhere in education: some perennial problems revisited with reference to British interest in RACZYNSKI, D.; MUÑOZ, G. Efectividad escolar y cambio educativo en condiciones de pobreza en Chile. Santiago de Chile: Ministerio de Educación, 2005.
RUTTER, M. Fifteen thousand hours: secondary schools and their effects on children. Cambridge: Harvard University Press, 1979.
SAMMONS, P.; HILLMAN, J.; MORTIMORE, P. Key Characteristics of effective schools: a review of school effectiveness research. London: Office for Standards in Education [OFSTED], 1995.
SÁTYRO, N.; SOARES, S. A infraestrutura das escolas brasileiras de ensino fundamental: um estudo com base nos censos escolares de 1997 a 2005. Brasília: Ipea, 2007. (Textos para Discussão, 1267).
SAUVY, A.; GIRARD, A. Les diverses classes sociales devant l’enseignement. Population, 2. Reprisin INED (1970), Population et l’enseignement. Paris: PUF, 1965. p. 233-260.
SCARTEZINI, R. A.; VIANA, T. de C. O efeito professor e sua transmissibilidade. In: COLÓQUIO DO LEPSI IP/FE-USP, 2010, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2010. Disponível em: <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=MSC0000000032010000100058&lng=pt&nrm=abn>. Acesso em: 30 set. 2013.
SCHEERENS, J. Improving school effectiveness. Paris: Unesco, International Institute for Educational Planning, 2000.
SCHEERENS, J.; BOSKER, R. The foundations of educational effectiveness. Oxford: Pergamon, 1997.
SCHIEFELBEIN, E.; SIMMONS, J. Os determinantes do desempenho escolar: uma revisão de pesquisas nos países em desenvolvimento. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 35,p. 53-72, nov. 1980.
SOARES, J. F. Qualidade e eqüidade na educação básica brasileira: a evidência do SAEB-2001. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 12, n. 38, 2004. Disponível em: <http://epaa.asu.edu/epaa/v12n38>. Acesso em: 21 maio 2012.
SOARES, S.; RAZO, R.; FARIÑAS, M. Perfil estatístico da educação rural: origem socioeconômica desfavorecida, insumos escolares deficientes e resultados inaceitáveis. In: BOF, Alvana Maria (Org.). A educação no Brasil rural. Brasília: Inep, 2006, p. 47-68.
SOARES, J. F.; ALVES, M. T. Desigualdades Raciais no Sistema Brasileiro de Educação Básica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, p.147-165, 2003. SOARES, J. F.; CÉSAR, C. C.; MAMBRINI, J. Determinantes de desempenho dos alunos o ensino básico brasileiro: evidências do SAEB de 1997. In: Franco, C. (Org.). Avaliação, ciclos e promoção na educação. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 121-153.
SOARES NETO, J. J. JESUS, G. R.; KARINO, C. A.; ANDRADE, D. F. Uma escala para medir a infraestrutura escolar. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 24, n. 54, p. 78-99, jan.-abr. 2013.
SOARES, J. F.; MAMBRINI, J.; PEREIRA, L. R.; ALVES, M. T. G. Fatores associados ao desempenho em língua portuguesa e atemática: evidência do SAEB – 2001. Minas Gerais, UFMG, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DERECHOS DE AUTOR
La sumisión de originales para la Educação implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a
Educação como el medio de la publicación original.
CREATIVE COMMONS LICENSE
Debido a que es una revista de acceso abierto, permite el libre uso de artículos en aplicaciones científicas y educativas, siempre y cuando la fuente. De acuerdo con la Licencia Creative Commons CC-BY 4.0, adoptada por la
Educação el usuario debe respetar los requisitos abajo.
Usted tiene el derecho de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar - remezcla, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales.
Sin embargo, sólo de acuerdo con los siguientes términos:
Asignación - Usted debe dar el crédito apropiado, proveer un enlace a la licencia e indicar si los cambios se han hecho. Debe hacerlo en condiciones razonables, pero de ninguna manera que sugiera que
Educação usted o su uso es compatible.
No hay restricciones adicionales - No se pueden aplicar términos legales o naturaleza tecnológica de las medidas que restringen legalmente hacer algo distinto de los permisos de licencia.
Avisos:
Usted no tiene que cumplir con los términos de licencia con respecto a los elementos materiales que son de dominio público o cuyo uso está permitido por una excepción o limitación que se aplica.
Garantías no se les da. La licencia no le puede dar todos los permisos necesarios para el uso previsto. Por ejemplo, otros derechos, como derechos de imagen, privacidad o derechos morales, pueden limitar el uso del material.
Para obtener más información acerca de la licencia Creative Commons, siga el enlace en la parte inferior de esta página web.