De jogos, profanações e gambiarras – por uma educação especial subversiva

Autores

  • Simone Zanon Moschen Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Roselene Gurski Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Carla Karnoppi Vasques Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.20046

Palavras-chave:

Educação especial. Psicanálise. Sujeito. Brincar.

Resumo

Partindo da concepção de linguagem que embasa o pensamento de Freud e Lacan, o artigo aborda o sujeito da educação especial e a artesania implicada no fazer pedagógico. São articuladores de suas proposições: o a posteriori como temporalidade psíquica; o brincar como paradigma da criação; a torsão que conjuga as separações entre o eu e o outro e entre a realidade e a linguagem; a profanação dos dispositivos educacionais como tarefa política emergente. O trabalho com os operadores citados permite valorar o que aqui se propõe como “gambiarra pedagógica”, a saber, a tentativa de fazer passar, por caminhos não instituídos, o patrimônio cultural acumulado ao longo das gerações.

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Biografia do Autor

Simone Zanon Moschen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicanalista, membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, RS. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS). Professora da Pós-Graduação da FACED/UFRGS.

Referências

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Publicado

2015-11-10

Como Citar

Moschen, S. Z., Gurski, R., & Vasques, C. K. (2015). De jogos, profanações e gambiarras – por uma educação especial subversiva. Educação, 38(2), 203–211. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.20046

Edição

Seção

Dossiê - Educação Especial e Psicanálise

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