Lições de dança na mídia

  • Airton Tomazzoni Secretaria Municipal de Cultura, Centro Municipal de Dança.
Palavras-chave: Dança e educação. Mídia e educação. Lições de dança.

Resumo

Este artigo busca sintetizar aspectos desenvolvidos na tese Lições de dança no baile da pós-modernidade – corpos (des)governados na mídia, expondo delineamentos pedagógicos no cenário midiático contemporâneo. A perspectiva dos Estudos Culturais em seu cruzamento com a Educação inspirou as opções teorico-metodológicas que pemitiram avançar na articulação do conceito de midiatização e de como este possibilita a operação de estratégias de construção de sujeitos e de seu governamento. Para tal entendimento foi fundamental a contribuição dos conceitos de poder e dispositivo trazidos por Michael Foucault e Gilles Deleuze. O estudo debruçou-se sobre um corpus composto por filmes, videoclipes, sites da internet, revistas, jornais, brinquedos eletrônicos, programas de televisão, entre outros. A análise permitiu perceber dez lições que se esboçam de maneira recorrente na mídia, operando na configuração de sujeitos dançantes, em políticas de gestão da vida, tanto promovendo o gerenciamento de singularidades, como a potencialização de novos modos de ser e estar no mundo contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Airton Tomazzoni, Secretaria Municipal de Cultura, Centro Municipal de Dança.
Doutor em Educação pela UFRGS. Possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993) e mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Foi professor do Curso de Graduação em Dança, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/Fundarte. É diretor do Centro Municipal de Dança da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, coordenador e professor da Escola Livre de Dança. Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão cultural, educação, artes cênicas(dança e teatro) e mídia (televisão e cinema). (Texto informado pelo autor)

Referências

BARTHES, Roland. Lição. Lisboa: Edições 70, 1988.

BUXÓ, Maria Jesús. “...que mil palabras”. In: BUXÓ, Maria Jesús; DE MIGUEL, Jesús M. (Ed.). De la investigación audiovisual: fotografía, cine, vídeo, televisión. Barcelona: Proyecto A Ediciones, 1999. p. 1-22.

COSTA, Marisa Vorraber. Estudos Culturais em educação: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2004.

COSTA, Marisa Vorraber. A escola rouba a cena – um início de conversa. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). A escola tem futuro? 2 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007. p. 11-21.

DELEUZE, Gilles. Post scriptum sobre as sociedades de controle. In:

DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: 34 Letras, 1992. p. 219-226.

DELEUZE, Gilles. ¿Que és un dispositivo? In: BALBIER, Etiene. Michel Foucault, filósofo. Trad. Wanderson Flor do Nasciemento. Barcelona: Gedisa, 1990. p. 155-161. Disponível em: <http://www.unb.br/fe/tef/filoesco/foucault/art14.html>. Acesso em: 25 maio 2008.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. 10. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1990.

FOUCAULT, Michel. Sobre a genealogia da ética: uma revisão do trabalho. In: RABINOW, Paul; DREYFUS, Hubert. Michel Foucault: uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. p. 253-278.

GEERTZ, Clifford. O antropólogo como autor. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2005.

GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

GOTTSCHALK, Simon. Postmodern sensibilities and ethnographic possibilities. In: BANKS, Anna; BANKS, Stephen P. Fiction and social research: by ice or fire. Trad. Ricardo Uebel. London: Altamira Press, 1998. p. 206-226.

GREEN, Bill; BIGUM, Chris. Alienígenas na sala de aula. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos Estudos Culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 208-243.

HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções de nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 15-46, jul.-dez. 1997.

HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Multidão: guerra e democracia na era do império. Tradução: Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Record, 2005.

HARDT, Michael. Império. 8. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.

HARVEY, David. A condição pós-moderna. Trad. Adail Sobral e Maria Estela Gonçalves. São Paulo: Loyola, 1993.

JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1996.

KELLNER, Douglas. A Cultura da mídia. Trad. Ivone Castilho Beneditti. São Paulo: EDUSC, 2001.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 35-86.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Porto Alegre: Contrabando, 1998.

LORITE GARCIA, Nicolas. La observación casual: uma proposta para el estudio de las transformaciones socio-mediáticas. Ponencia para el Encuentro Internacional de Investigadores de la Comunicación, Alaic, Santiago do Chile, 2000.

MALDONADO, Efendy. Produtos midiáticos, estratégias, recepção: a perspectiva transmetodológica. Ciberlegenda, Rio de Janeiro, n. 9, p. 1-15, 2002. Disponível em: <http://www.uff.br/mestcii/efendy2.htm>. Acesso em: 20 abr. 2004.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Oficio de cartógrafo: travesías latinoamericanas de la comunicación en la cultura. Chile: Fondo de Cultura Económica, 2002.

NELSON, Cary; TREICHLER, Paula A.; GROSSBERG, Lawrence. Estudos Culturais: uma introdução. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos Estudos Culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 7-38.

SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis: Vozes, 2002.

VEIGA-NETO, Alfredo. Coisas de governo... In: RAGO, Margareth; ORLANDI, Luiz B. Lacerda; VEIGA-NETO, Alfredo (Org.). Imagens de Foucault e Deleuze: ressonâncias nietzschianas. Rio de Janeiro, DPA, 2002. p. 13-34.

Publicado
2015-04-14
Como Citar
Tomazzoni, A. (2015). Lições de dança na mídia. Educação, 38(1), 77-86. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.18465
Seção
Dossiê - Estudos Culturais em Educação