Competência, oralidade e escrita
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.17961Palavras-chave:
Escrita. Oralidade. Competência. Aprendizagem.Resumo
O artigo questiona, a partir de estudos antropológicos, se a competência oral busca apoio na gramática e na pedagogia da escrita. Estudos de Dell Hymes, Jack Goody e Noam Chomsky levam a reforçar a hipótese de que o modelo da explicação escolar é o único possível de aprendizagem. O texto argumenta que as competências são transmitidas essencialmente “sem palavras”, de modo implícito, em razão da criatividade pressuposta em toda imitação. Se a rigidez é inerente à instituição da escrita, o seu significado não pode, no entanto, ser reduzido a uma submissão às ordens política e religiosa para as quais é um instrumento central. O artigo conclui que pela ambivalência da escrita na sociedade: uma ferramenta de emancipação, como mostraram Gregoire e Goody em suas análises da utilização da escrita na organização política de escravos, e de domesticação na escolarização da escrita.
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