Imagens de crianças: travessias do universo infantil

  • César Donizetti Pereira Leite Universidade Estadual de Campinas
  • Bianca Chisté Universidade Estadual Paulista, Universidade Federal de Rondônia.
Palavras-chave: Infância. Crianças. Produções imagéticas.

Resumo

Este artigo apresenta o deslocamento do olhar sobre crianças e infância. Propõe se a refletir sobre esses lugares com as imagens produzidas por elas, com elas e com o que elas apresentam. As imagens, capturadas por crianças da pré-escola, no contexto da pesquisa intitulada “As crianças e suas experiências matemáticas: em busca do que atravessa o espelho”, compõem a metodologia, que se chamou de pesquisa como experiência. Refletir por meio das imagens produzidas por elas pode ser disparador para pensar a criança, a infância, e o que a partir dela toca, afeta, mobiliza o educador nesse movimento de travessias do universo infantil. Além disso, as imagens ajudam a pensar na possibilidade de uma formação docente que seja infantil, uma formação de professores da infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Donizetti Pereira Leite, Universidade Estadual de Campinas
Professor Adjunto do Departamento de Educação da UNESP de Rio ClaroMestre em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Pós Doutorado pela FLACSO Argentina. Livre Docente pela UNESP.
Bianca Chisté, Universidade Estadual Paulista, Universidade Federal de Rondônia.
Possui graduação em Pedagogia (2001), Especialização em Alfabetização (2004) e Mestrado em Ciências da Linguagem (2009)  pela Universidade Federal de Rondônia. Professora da Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura. Doutoranda em Educação Matemática. Tem experiência na área de Educação Infantil, nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase em Formação de Professoras/es, Ensino e Aprendizagem, Conhecimento Matemático na Primeira Infância e Práticas Sociais de Leitura e Escrita.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Infância e história. Destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.

BARROS, Manoel. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2013.

BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. Obras escolhidas II. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades, 2002.

CARROL, Lewis. Alice. Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho. Edição comentada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil platôs. Capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1997. Vol 4.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Trad. Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo: Editora Escuta, 1998.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro: Imago, 2005.

KOHAN, Walter. Infância, entre a Educação e a Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

KOHAN, Walter. Infância, estrangeiridade e ignorância. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana. Danças, piruetas e mascaradas. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

LEITE, César Donizetti Pereira. Infância, experiência e tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

LEITE, César Donizetti Pereira. Cinema, educação e infância: fronteiras entre educação e emancipação. Fermentário, v. 2, n. 7, 2013.

LEITE, César Donizetti Pereira; LEITE, Adriana Regina Isler Pereira. Imagens como epígrafe: imagens lúdicas de experiência infantil. RevistAlephn, ano XI, n. 22, dez. 2014. Disponível em: <http://www.filoeduc.org/viicife/adm/impressos/trabalhos/TR130.pdf>. Acesso: 09 set. 2014.

MASSCHELEIN, Jan. E-ducando o olhar: a necessidade de uma pedagogia pobre. Revista Educação & Realidade, v. 33, n. 1, p. 35-48, jan./jun. 2008.

RANCIÈRE. Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

SCHÉRER, René. Infantis. Charles Fourier e a infância para além das crianças. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

Publicado
2015-11-10
Como Citar
Leite, C. D. P., & Chisté, B. (2015). Imagens de crianças: travessias do universo infantil. Educação, 38(2), 272-279. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.17764