Política educacional e planejamento participativo: a experiência dos fóruns itinerantes de educação em Pernambuco

  • Márcia Angela Aguiar Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Educação e políticas educacionais da educação básica. Gestão da educação. Planejamento educacional e participação. Planos e projetos educacionais. Fóruns Itinerantes de Educação.

Resumo

À luz do debate sobre a educação escolar como um direito social básico, e da escola como um espaço de formação e exercício de cidadania, o texto analisa o processo participativo de construção do plano estadual de educação de Pernambuco, no período de 1987 a 1990. Tal processo envolveu as municipalidades e setores organizados da sociedade política e da sociedade civil na busca do estabelecimento de uma política educacional capaz de favorecer a elevação do padrão de escolaridade da população e de contribuir para a instauração de formas colegiadas de gestão no sistema de ensino e nas escolas estaduais. O texto ressalta aspectos relevantes desta experiência que demarcam com nitidez as diferenças entre as formas de gestão escolar numa perspectiva democrática e aquelas que se pautam no ideário da competitividade e do ranqueamento entre as unidades escolares e as redes de ensino.

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Biografia do Autor

Márcia Angela Aguiar, Universidade Federal de Pernambuco
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Professora titular da Universidade Federal de Pernambuco atua no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Pedagogia. Desenvolve estudos e pesquisas na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, principalmente nos seguintes temas: política educacional, formação de profissionais da educação, educação, gestão da educação e educação superior.

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p. 7-12.

Publicado
2014-08-08
Como Citar
Aguiar, M. A. (2014). Política educacional e planejamento participativo: a experiência dos fóruns itinerantes de educação em Pernambuco. Educação, 37(2), 201-209. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.16344
Seção
Dossiê - Planejamento da educação: do nacional ao local