Comunidade de aprendizagem profissional: tensões nos processos de desenvolvimento profissional de mentoras

Autores

  • Aline de Medeiros Rodrigues Reali Universidade de São Paulo
  • Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi Universidade Federal de São Carlos
  • Maria da Graça Nicoletti Mizukami Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.14500

Palavras-chave:

Programa de Mentoria Online. Comunidade de aprendizagem profissional. Mentores. Formadores. Desenvolvimento profissional da docência.

Resumo

Por meio de uma pesquisa, pautada num modelo construtivo-colaborativo de interação pesquisadoras-professores, buscou-se identificar e compreender as tensões vivenciadas por formadoras (professoras experientes) ao atuarem como mentoras on-line de professoras iniciantes dos primeiros anos do ensino fundamental. O estudo fundamentase, teoricamente, sobre aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência. Foram consideradas como dados de pesquisa as narrativas contidas nas correspondências virtuais entre mentoras e professoras iniciantes durante um período de quatro anos, bem como os registros das interações entre mentoras e pesquisadoras em encontros semanais. As tensões vivenciadas pelas mentoras foram identificadas e analisadas a partir de dúvidas, divergências, desacordos e resistências. Os focos considerados foram: configuração da identidade de mentoras como sendo a de formadoras; construção de uma base específica de conhecimento; desenvolvimento de atividades on-line do programa; domínio de conhecimentos específicos; experiência prévia como formadoras.

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Biografia do Autor

Aline de Medeiros Rodrigues Reali, Universidade de São Paulo

Graduação em Psicologia (FFCL de Ribeirão Preto, USP-1979), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial-UFSCar-1984) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental - USP, 1990). É professora titular da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Formação de Professores. Desenvolve pesquisas envolvendo as seguintes temáticas: desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, formação continuada de professores; formação de professores via Internet, base de conhecimento.

Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi, Universidade Federal de São Carlos

Primeira graduação em Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araraquara, atual Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - campus de Araraquara, concluída em 1971. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1990) e doutorado em Educação pela mesma instituição e Programa (1995). Atualmente é professora voluntária (associado - nível 01) na Universidade Federal de São Carlos e professora PPI da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Com relação ao ensino básico, tem experiência docente na área de Matemática; atuou também como diretora de escola pública estadual. No ensino superior tem atuado com formação de professores nos cursos de graduação (Matemática, Pedagogia e Letras) e como docente e orientadora no curso de Pós-Graduação em Educação da UFSCar e Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura do Mackenzie. Vem desenvolvendo pesquisa e extensão nas áreas de: Formação de Professores e outros agentes educacionais de diferentes níveis e modalidades de ensino; Processos de Ensino e Aprendizagem, com ênfase em avaliação, ensino de matemática, ensino a distância e políticas educacionais. Orienta alunos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. 

Maria da Graça Nicoletti Mizukami, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1970), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Ciências Humanas, também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983). Tem especialização em Didática - Karl Ruprecht Universität Heidelberg e Pädagogische Hochschule Heidelberg, Alemanha (1971-1974 /DAAD). É professora titular pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e desenvolveu pesquisa de pós-doutorado na Santa Clara University, Califórnia, Estados Unidos (FAPESP/1993). Atualmente é professor adjunto III na Universidade Presbiteriana Mackenzie (Centro de Comunicação e Letras - Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura) e e professora colaboradora junto ao Programa de Pós-graduação em Educação, área de Processos de Ensino e Aprendizagem, da Universidade Federal de São Carlos.É co-organizadora da série Aprendizagem da Docência, publicada pela UFSCar. Foi membro do comitê de assessoramento CA-ED do CNPq no período 2006-2009 Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: base de conhecimento para o ensino, desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, praticas pedagogicas e casos de ensino. 

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Publicado

2016-07-06

Como Citar

Reali, A. de M. R., Tancredi, R. M. S. P., & Mizukami, M. da G. N. (2016). Comunidade de aprendizagem profissional: tensões nos processos de desenvolvimento profissional de mentoras. Educação, 39(1), 121–132. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.14500

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