Por uma história da educação vista por sujeitos simples: cultura e práticas da escola primária no sul sergipano (1930-1960)

Autores

  • Raylane Andreza Dias Navarro Barreto Universidade Tiradentes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ilka Miglio de Mesquita Universidade Tiradentes, Universidade Estadual de Campinas
  • Laisa Dias Santos Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.13275

Palavras-chave:

História. Escola primária. Memória. Sul sergipano.

Resumo

Por meio da abertura proporcionada pela História Cultural, para a qual novos objetos e fontes são contemplados, o presente trabalho se estrutura através das narrativas de trajetória escolar primária de dezessete personagens com faixa etária entre 68 e 96 anos de idade, residentes no território sul sergipano. O objetivo foi compreender a história da instituição primária sul sergipana, no período de 1930 a 1961, pelas memórias de quem estudou e/ou foi professor. Para tanto, recorreu-se à metodologia da História Oral, segundo Alberti (2010), e elegeuse como categorias de análise ‘cultura escolar’, de Dominique Julia (2001), e ‘práticas escolares’, de Faria Filho e Vidal (2004). Dessa forma, concluiu-se que a história da escola primária do sul sergipano, com suas similitudes e divergências, pode e deve também ser interpretada pela lembranças, vozes e representações do sujeito simples, neste caso, professores aposentados.

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Biografia do Autor

Raylane Andreza Dias Navarro Barreto, Universidade Tiradentes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora de História da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (Aracaju/SE). Lider do grupo de pesquisa Sociedade, Educação, História e Memória.

Ilka Miglio de Mesquita, Universidade Tiradentes, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação pelo Grupo Memória da Universidade de Campinas (Unicamp); membro do Grupo de Pesquisa Historiar do GEPHE-FAE-UFMG; Professora do Programa de Pós graduação em Educação – Unit.

Laisa Dias Santos, Universidade Tiradentes

Graduanda em Serviço Social, aluna de Iniciação Científica/ Programa de Bolsa de Iniciação Científica-PROBIC e membro do Grupo de Pesquisa Sociedade, Educação, História e Memória- GPSEHM.

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Publicado

2015-11-10

Como Citar

Barreto, R. A. D. N., Mesquita, I. M. de, & Santos, L. D. (2015). Por uma história da educação vista por sujeitos simples: cultura e práticas da escola primária no sul sergipano (1930-1960). Educação, 38(2), 249–262. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.13275