Mudança organizacional em sistemas educacionais: uma compreensão à luz da análise de redes sociais

  • Janssen Edelweiss Nunes Fernandes Teixeira Universidade Federal da Bahia
  • Robert Evan Verhine Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave: Políticas públicas. Mudança organizacional. Autonomia escolar. Análise de redes sociais.

Resumo

O presente estudo insere-se no campo de conhecimento das políticas públicas, considerando a implementação de políticas de cunho descentralizador orientadas para a melhoria da qualidade da educação, como um processo de mudança organizacional em sistemas educacionais. O objetivo geral é analisar as interferências das redes sociais de comunicação entre líderes das Diretorias Regionais de Educação, com sedes em Caetité e Brumado, Bahia, e dirigentes das escolas públicas estaduais, localizadas nessas cidades, nos processos de mudança organizacional observados nessas escolas. A metodologia utilizada para o alcance desse objetivo incluiu a aplicação de um instrumento para coleta de dados primários, envolvendo redes sociais compostas por 41 atores, além do tratamento e análise dos dados por meio dos softwares UCINET e NetDraw. A análise das estruturas das redes de comunicação investigadas sinaliza que existe uma tendência de facilitação do processo de mudança organizacional nas escolas públicas estaduais de Caetité, pela existência de redes sociais mais densas, centralizadas, conectadas e caracterizadas por relações mais intensas. Os dados revelam uma tendência de desenvolvimento de relações sociais para comunicação, em Caetité, que permitem o compartilhamento de experiências, além da discussão de possíveis estratégias para enfrentamento de diversos problemas que afetam a gestão escolar, o ensino e a aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janssen Edelweiss Nunes Fernandes Teixeira, Universidade Federal da Bahia
Doutor em Administração de Empresas. Pesquisador do campo de conhecimento de políticas públicas educacionais. Especialista em educação.
Robert Evan Verhine, Universidade Federal da Bahia
Doutor em Educação. Pró-reitor de Pós-Graduação da UFBA.
Publicado
2014-03-19
Como Citar
Teixeira, J. E. N. F., & Verhine, R. E. (2014). Mudança organizacional em sistemas educacionais: uma compreensão à luz da análise de redes sociais. Educação, 37(1), 81-91. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.1.12985