Ensino e aprendizagem na sociedade do entretenimento: desafios para a formação docente

  • Eucidio Pimenta Arruda Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Ensino, Aprendizagem, Formação de professores, Tecnologias de informação e comunicação, Lazer e entretenimento.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir e problematizar a aprendizagem dos jovens na sociedade do entretenimento, bem como analisar os possíveis desafios para a formação docente em uma sociedade mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). A centralidade do lazer e do entretenimento na vida contemporânea reconfigura as estratégias de ensino e aprendizagem escolares. Entretanto, a escola, por ser lugar de tradição e de aprendizagem sistematizada, encontra dificuldades para enfrentar este problema, já que existem obstáculos para a formação superior inicial de professores, em uma perspectiva de incorporação de diferentes linguagens midiáticas neste processo. Por fim, o texto procura explorar caminhos possíveis para estas práticas formativas, sob o risco de sua ausência aumentar a fragilidade da escola frente às transformações oriundas das TDIC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eucidio Pimenta Arruda, Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Minas Gerais Departamento de Administração Escolar Faculdade de Educação
Publicado
2013-06-27
Como Citar
Arruda, E. P. (2013). Ensino e aprendizagem na sociedade do entretenimento: desafios para a formação docente. Educação, 36(2), 232-239. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/12036