Selecionar é preciso, avaliar é fundamental: acervos de literatura para jovens leitores

  • Aparecida Paiva UFMG
Palavras-chave: leitura, literatura, políticas públicas de leitura.

Resumo

O trabalho analisa três edições do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) tomando como ponto de partida a avaliação pedagógica realizada pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) da Faculdade de Educação da UFMG. O objetivo é refletir sobre a produção editorial destinada ao público juvenil, a partir dos acervos destinados aos jovens, tanto dos anos finais do Ensino Fundamental quanto os do Ensino Médio, nas edições do PNBE destinadas a esses segmentos, nos anos de 2006, 2009 e 2011. Neste texto, apresentamos ao debate nossa maior inquietação: a possível distância entre a composição dos acervos e a apropriação efetiva dos mesmos pelos jovens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aparecida Paiva, UFMG
É doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), mestre em Educação (área de concentração em Ciências Sociais aplicadas) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979). É professor Associado nível 2, da UFMG (em exercício nesta instituição desde 1980), e membro do conselho editorial da revista Educação e Realidade/UFRGS e da revista Presença Pedagógica. Foi membro do Comitê Assessor área de Educação da CAPES- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2006/2007). Coordenou (desde 1998) e coordena diversos programas governamentais na área da Educação: PNLD- Programa Nacional do Livro Didático, Língua Portuguesa; PNBE- Programa Nacional de Biblioteca da Escola; Rede Nacional de Formação Continuada de Professores. Foi coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG (1995-1998), diretora da Faculdade de Educação da UFMG (1998-2002) e editora da Educação em Revista da FaE/UFMG( 1996-2001). É pesquisadora do CEALE- Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da UFMG, onde exerceu a função de coordenadora de relações institucionais (2004-2007) Tem experiência na área da Educação e da Literatura, com ênfase em História e Sociologia da leitura e práticas culturais de letramento e pesquisas sobre leitura, literatura, práticas de leitura, políticas públicas de leitura e processos de produção, circulação e recepção de obras literárias.
Publicado
2012-11-05
Como Citar
Paiva, A. (2012). Selecionar é preciso, avaliar é fundamental: acervos de literatura para jovens leitores. Educação, 35(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/11745
Seção
Dossiê - Educação Literária: Políticas Públicas de leitura, leituras e formação de leitores