Formação cultural e semiformação: contribuições de Theodor Adorno para pensar a educação hoje

  • Belkis Souza Bandeira UFPel
  • Avelino da Rosa Oliveira UFPel
Palavras-chave: formação cultural, semiformação, emancipação, educação

Resumo

Este trabalho busca, amparado em categorias do pensamento de Theodor Adorno, contribuições para pensar a educação hoje. Retoma o conceito formação cultural (Bildung) desde o Iluminismo, até desembocar no que, contemporaneamente, é definido por Adorno como semiformação (Halbbildung). Quando a produção simbólica, própria do processo da cultura, distancia-se do saber popular e aproxima-se dos interesses do mercado, convertida em mercadoria pela indústria cultural, encontra-se as bases para a consolidação do que constitui o processo de semiformação, o qual desarticula as condições subjetivas que possibilitam a efetivação do caráter emancipatório da formação. O grande desafio no âmbito educacional hoje, à luz do pensamento de Adorno, é a crítica da semiformação, tal como se apresenta na sociedade contemporânea, como possibilidade de fazer emergir uma formação cultural que venha a contribuir para a ampliação dos horizontes formativos.

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Como Citar
Bandeira, B. S., & Oliveira, A. da R. (2012). Formação cultural e semiformação: contribuições de Theodor Adorno para pensar a educação hoje. Educação, 35(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/11636
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