Ensino na graduação e professores não pesquisadores: atitudes investigativas no ensino superior

  • Lígia Cardoso Carlos UFPel
  • Vânia Alves Martins Chaigar FURG
Palavras-chave: ensino superior, pedagogia universitária, formação docente

Resumo

O texto aborda aspectos de uma investigação que se insere no âmbito dos estudos da Pedagogia universitária e tem como foco a qualidade do ensino na graduação. Parte do contexto atual, no qual tanto a formação quanto a valorização do docente universitário estão centradas nas habilidades de pesquisa e, nele, visualiza os professores que não realizam a pesquisa no modelo acadêmico formal. Na busca de dados, elaboramos uma amostra de docentes de instituições públicas e privadas e nos aproximamos das práticas mais usuais que caracterizam suas lógicas de docência.Esses professores revelam-se constantemente envolvidos com exercícios de reflexão acerca do currículo, da prática profissional e da problemática social na qual suas ações estão implicadas e fazem de suas práticas profissionais ambientes de exercício de atitudes investigativas, vivenciadas como princípio metodológico no ensino. Suas docências podem ser compreendidas como lócus de desenvolvimento profissional e de produção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lígia Cardoso Carlos, UFPel
Nadja Mara Amilibia Hermann Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1973), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1982) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), com doutorado sanduíche na Universidade de Heidelberg. Foi professora titular de Filosofia da Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de 1997 a 2005. Coordenou o Comitê de Educação e Psicologia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul no período de 2002 a 2006. Realizou estágios de pesquisa na Universidade de Heidelberg/Erziehungswissensschatliches Seminar nos anos de 1998, 1999 e 2005. Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da educacao, racionalidade, hermenâutica, Habermas, Gadamer, ética, ética e estética. (Texto informado pelo autor)
Como Citar
Carlos, L. C., & Chaigar, V. A. M. (2012). Ensino na graduação e professores não pesquisadores: atitudes investigativas no ensino superior. Educação, 35(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/11632
Seção
Outros Temas