Ensino na graduação e professores não pesquisadores: atitudes investigativas no ensino superior
Palavras-chave:
ensino superior, pedagogia universitária, formação docenteResumo
O texto aborda aspectos de uma investigação que se insere no âmbito dos estudos da Pedagogia universitária e tem como foco a qualidade do ensino na graduação. Parte do contexto atual, no qual tanto a formação quanto a valorização do docente universitário estão centradas nas habilidades de pesquisa e, nele, visualiza os professores que não realizam a pesquisa no modelo acadêmico formal. Na busca de dados, elaboramos uma amostra de docentes de instituições públicas e privadas e nos aproximamos das práticas mais usuais que caracterizam suas lógicas de docência.Esses professores revelam-se constantemente envolvidos com exercícios de reflexão acerca do currículo, da prática profissional e da problemática social na qual suas ações estão implicadas e fazem de suas práticas profissionais ambientes de exercício de atitudes investigativas, vivenciadas como princípio metodológico no ensino. Suas docências podem ser compreendidas como lócus de desenvolvimento profissional e de produção do conhecimento.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.