Outros rumos na formação docente em artes visuais – Para onde caminhamos?
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.1.10591Palavras-chave:
Formação docente. Artes visuais. Cultura visual.Resumo
Este artigo é resultado das análises realizadas no projeto “O que os alunos aprendem nas aulas de artes visuais no ensino médio”. O foco da investigação foram as aulas ministradas pelos professores em formação inicial (estagiários do Curso de Licenciatura em Artes Visuais) a partir da tipologia de conteúdos proposta por Zabala (1998). Este projeto teve início em 2006 após uma longa pesquisa de campo (2006/2007 e 2008), buscando averiguar o contexto da educação das artes visuais nas escolas públicas de Santa Maria, onde foram entrevistados 56 professores com formação e atuação na área de artes visuais e 112 alunos de nível médio. Como continuação (2008 e 2009), foram propostas ações de formação continuada pelo Laboratório de Artes Visuais, CE/UFSM. Posteriormente (2009 e 2010), iniciamos um acompanhamento com os professores em formação inicial, escopo deste artigo, no qual foi possível perceber a importância dos diálogos construídos a partir da perspectiva da cultura visual no curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFSM. Os estudos da cultura visual têm contribuído para novos posicionamentos dos professores no contexto escolar e formativo, possibilitando situações de vivências e colaboração entre professores e educandos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.