Outros rumos na formação docente em artes visuais – Para onde caminhamos?

  • Marilda Oliveira de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Santa Maria
  • Thais Raquel da Silva Paz Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Formação docente. Artes visuais. Cultura visual.

Resumo

Este artigo é resultado das análises realizadas no projeto “O que os alunos aprendem nas aulas de artes visuais no ensino médio”. O foco da investigação foram as aulas ministradas pelos professores em formação inicial (estagiários do Curso de Licenciatura em Artes Visuais) a partir da tipologia de conteúdos proposta por Zabala (1998). Este projeto teve início em 2006 após uma longa pesquisa de campo (2006/2007 e 2008), buscando averiguar o contexto da educação das artes visuais nas escolas públicas de Santa Maria, onde foram entrevistados 56 professores com formação e atuação na área de artes visuais e 112 alunos de nível médio. Como continuação (2008 e 2009), foram propostas ações de formação continuada pelo Laboratório de Artes Visuais, CE/UFSM. Posteriormente (2009 e 2010), iniciamos um acompanhamento com os professores em formação inicial, escopo deste artigo, no qual foi possível perceber a importância dos diálogos construídos a partir da perspectiva da cultura visual no curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFSM. Os estudos da cultura visual têm contribuído para novos posicionamentos dos professores no contexto escolar e formativo, possibilitando situações de vivências e colaboração entre professores e educandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilda Oliveira de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Santa Maria
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/CE/UFSM). Doutora em História da Arte (1995) e Mestre em Antropologia Social (1990), ambos pela Universidade de Barcelona – Espanha. Coordenadora do GEPAEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura – Diretório CNPq. Representante da ANPAP no RS e Editora da Revista Digital do LAV.
Thais Raquel da Silva Paz, Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Santa Maria
Licenciada em Artes Visuais - UFSM/RS Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha Educação e Artes) - PPGE/UFSM/RS Bolsista Capes. Membro do GEPAEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura.
Publicado
2014-03-19
Como Citar
Oliveira de Oliveira, M., & da Silva Paz, T. R. (2014). Outros rumos na formação docente em artes visuais – Para onde caminhamos?. Educação, 37(1), 118-128. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.1.10591