Inserção múltipla, intermitência e filiação cultural

O trabalho de músicos brasileiros na França

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2021.1.36786

Palavras-chave:

Trabalho musical, Profissão, Intermitente do espetáculo, França

Resumo

O objetivo é analisar o trabalho de músicos brasileiros na França, afetado pelo regime de trabalhadores intermitentes de espetáculos e o trabalho por projetos. Procura-se identificar as formas identitárias relacionadas a trajetórias profissionais, caracterizar a organização de trabalho e as formas de contratação. A metodologia recorre a dados governamentais, à literatura sobre trabalho musical e a entrevistas, além de observação em ambientes laborais. O trabalho de brasileiros pode ser comparado ao de músicos em geral na França, caracterizando-se pela pluriatividade, múltipla inserção e polarização entre contratos por tempo indeterminado ou determinado e prestação de serviços eventuais. Entretanto, a “filiação cultural” a gêneros musicais característicos, associada às redes de cooperação pode ser compreendida como estratégia de construção identitária profissional em um mercado competitivo.

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Biografia do Autor

Jordão Horta Nunes, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiás, GO, Brasil

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil; pós-doutor pela Universidade de Versalhes, Versalhes, França; docente da Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiás, GO, Brasil.

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Publicado

2021-05-04

Como Citar

Nunes, J. H. (2021). Inserção múltipla, intermitência e filiação cultural : O trabalho de músicos brasileiros na França. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 21(1), 159–171. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2021.1.36786