“Os seres humanos são, antes de mais nada, seres ressonantes”
Entrevista com o professor Hartmut Rosa da Universität Jena e diretor da Max-Weber-Kolleg
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7289.2021.1.39974Palavras-chave:
Resonancia., Aceleración social, La teoría crítica, Modernidad tardía, Hartmut RosaResumo
Hartmut Rosa é professor de sociologia na Universidade de Jena e um dos mais originais e prolíficos teóricos sociais críticos de nosso tempo. As conexões entre as preocupações teóricas e substantivas da obra de Rosa, por um lado, e os propósitos analíticos deste número da Civitas dedicado à “sociologia existencial”, por outro, são múltiplas. Os argumentos de Rosa sobre como a aceleração como uma tendência sócio-estrutural da modernidade tardia lança luz sobre dilemas íntimos da autoidentidade individual, por exemplo, certamente poderiam ser interpretados como imaginação sociológica (existencial) no seu melhor. O mesmo vale para a sutileza e engenhosidade de Rosa em capturar os modos humanos de se relacionar com o mundo em sua teoria da ressonância, que apreende o entrelaçamento das dimensões corporal, afetiva, avaliativa e cognitiva de uma maneira que poderia ser considerada “existencial” - de uma forma ampla e o sentido original da palavra, como amplo e original - é também a concepção do elemento “crítico” em sua “teoria crítica” da modernidade tardia. Por estes motivos, é com grande satisfação que incluímos a seguinte entrevista nesta edição da Civitas.
Downloads
Referências
Rosa, Hartmut.1998. Identität und kulturelle Praxis. Politische Philosophie nach Charles Taylor. Frankfurt - New York: Campus Verlag.
Rosa, Hartmut.2005. Beschleunigung. Die Veränderung der Zeitstrukturen in der Moderne. Frankfurt am Main: Suhrkamp.
Rosa, Hartmut. 2010. Acceleration and alienation. Towards a critical theory of late-modern temporality. Malmö: NSU Press.
Rosa, Hartmut.2013. Social acceleration. A new theory of modernity. New York: Columbia University Press.
Rosa, Hartmut.2016. Resonanz. Eine Soziologie der Weltbeziehung. Frankfurt am Main: Suhrkamp.
Rosa, Hartmut. 2018. Résonance. Une sociologie de la relation au monde. Paris: Éditions la Découverte.
Rosa, Hartmut. 2019a. Aceleração. A mudança das estruturas temporais na modernidade. São Paulo: Unesp.
Rosa, Hartmut. 2019b. Resonance. A sociology of our relationship to the world. Cambridge: Polity Press.
Rosa, Hartmut. 2019c. Resonancia. Una sociología de la relación con el mundo. Buenos Aires: Katz Editores.
Rosa, Hartmut.2019d. Unverfügbarkeit. Wien: Residenz Verlag.
Rosa, Hartmut.2020. The uncontrollability of the world. Cambridge: Polity Press.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Civitas - Revista de Ciências Sociais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).