A habilidade de se reinventar em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.15448/2763-5929.2021.1.40798Palabras clave:
Pandemia, Reinventar as práticas pedagógicas, Alfabetização, Ensino remotoResumen
O presente artigo busca relatar a experiência realizada por três professoras do primeiro ano do ensino fundamental do Colégio Marista Assunção, as quais durante o período de pandemia, associada à COVID-19 no ano de 2020, tiveram de reinventar suas práticas pedagógicas. Tem como ponto de partida o ensino a distância, pois frente às decisões governamentais, decidiu-se pela paralisação das aulas presenciais e transformação destas para a modalidade de ensino remoto, a qual tem por objetivo, aulas ministradas remotamente sem a necessidade da presença física. Contudo, tal modalidade, até então, não era tão abrangente para os anos iniciais. Partiu-se, assim, de uma proposta diferenciada, alicerçada nas metodologias ativas, entre elas a sala de aula invertida, que possibilita reorganizar o espaço-tempo e mobilizar o protagonismo dos estudantes.
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