Programa vivências bilíngues e multiculturais
DOI:
https://doi.org/10.15448/2763-5929.2022.1.40775Palabras clave:
Programa Vivências Bilíngues e Multiculturais, Metodologia English Fun, Ludicidade, Gameficação, Abordagem comunicativaResumen
The present work presents an experience report of the Bilingual and Multicultural Experiences Program of Colégio Marista Nossa Senhora Medianeira, initially implemented from the 1st to the 5th year of Elementary School I, in the year of 2020, and expanded this year to the 6th year of Elementary School II. It points out the strategic context and the motivations for its creation, as well as the stages of its formatting and implementation. It also encompasses its objectives, its methodological proposal and its consequences, in addition to the results and challenges encountered, especially in the format of online classes, which were predominant in most of the academic year 2020, and which are still a reality in 2021.
Descargas
Citas
ALMEIDA, A. Ludicidade como instrumento pedagógico. In: Cooperativa do Fitness. [S. l.], 23 jan. 2009. Disponível em: http://www.cdof.com.br/recrea22.htm. Acesso em: 9 fev. 2013.
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas, SP: Pontes 1993.
CANALE, M. From communicative competence to communicative language pedagogy. In: RICHARDS, J; SCHMIDT, R. (ed.). Language and communication. London: Logman, 1983. p. 2-14.
HYMES, D. On communicative competence. In: PRIDE, J.; HOLMES, J. Sociolinguistic. Harmondsworth. Londres: Penguin, 1972. p. 269-293.
KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1997.
KRASHEN, S. D. Principles and Practice in Second Language Acquisition. Hoboken: Prentice-Hall International, 1987.
KRASHEN, S. D. Second Language Acquisition and Second Language Learning. Hoboken: Prentice-Hall International, 1988.
SANTOS, S. M. P. dos; CRUZ, D R. M. da. O lúdico na formação do educador. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
UNIÃO MARISTA DO BRASIL (org.). Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista: Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. 3. ed. Curitiba: PUCPRess, 2019.
UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Projeto Educativo do Brasil Marista: nosso jeito de conceber a educação básica. Brasília: UMBRASIL, 2010.
WIDDOWSON, H. G. O ensino de línguas para a comunicação. Campinas: Pontes, 1990.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Caderno Marista de Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Caderno Marista de Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Caderno Marista de Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.