Bilingual and Multicultural Experiences Program
DOI:
https://doi.org/10.15448/2763-5929.2022.1.40775Keywords:
Bilingual and Multicultural Experiences Program, English Fun Methodology, Playfulness, Gamefication, Communicative approachAbstract
O presente trabalho apresenta um Relato de Experiência do Programa Vivências Bilíngues e Multiculturais do Colégio Marista Nossa Senhora Medianeira, implantado inicialmente do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I, no ano de 2020, e ampliado este ano para o 6º ano do ensino fundamental II. Nele, são descritos o contexto estratégico e as motivações de sua criação, assim como as etapas de sua formatação e implantação. Também se encontram explicitados seus objetivos, sua proposta metodológica e seus desdobramentos, além dos resultados e desafios encontrados, especialmente na modalidade de aulas on-line, que foram predominantes na maior parte do ano letivo de 2020 e são ainda uma realidade neste ano de 2021.
Downloads
References
ALMEIDA, A. Ludicidade como instrumento pedagógico. In: Cooperativa do Fitness. [S. l.], 23 jan. 2009. Disponível em: http://www.cdof.com.br/recrea22.htm. Acesso em: 9 fev. 2013.
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas, SP: Pontes 1993.
CANALE, M. From communicative competence to communicative language pedagogy. In: RICHARDS, J; SCHMIDT, R. (ed.). Language and communication. London: Logman, 1983. p. 2-14.
HYMES, D. On communicative competence. In: PRIDE, J.; HOLMES, J. Sociolinguistic. Harmondsworth. Londres: Penguin, 1972. p. 269-293.
KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1997.
KRASHEN, S. D. Principles and Practice in Second Language Acquisition. Hoboken: Prentice-Hall International, 1987.
KRASHEN, S. D. Second Language Acquisition and Second Language Learning. Hoboken: Prentice-Hall International, 1988.
SANTOS, S. M. P. dos; CRUZ, D R. M. da. O lúdico na formação do educador. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
UNIÃO MARISTA DO BRASIL (org.). Matrizes Curriculares de Educação Básica do Brasil Marista: Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. 3. ed. Curitiba: PUCPRess, 2019.
UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Projeto Educativo do Brasil Marista: nosso jeito de conceber a educação básica. Brasília: UMBRASIL, 2010.
WIDDOWSON, H. G. O ensino de línguas para a comunicação. Campinas: Pontes, 1990.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Caderno Marista de Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).