O papel do coordenador pedagógico marista

Autores/as

  • Jaqueline de Freitas Quandt Universidade do Vale do Jacuí (Univale)
  • Loide Pereira Trois Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Palabras clave:

Coordenação pedagógica, Formação continuada, Prática reflexiva

Resumen

Este artigo discorre sobre o papel do coordenador pedagógico em uma sociedade ávida por conhecimento e pela mudança em busca de um mundo mais humano, sustentável e feliz. A reflexão sobre uma aprendizagem efetiva e significativa, revendo práticas e metodologias são essenciais para que tenhamos sujeitos, aprendentes e ensinantes, autônomos e protagonistas no desenvolvimento de competências e saberes aplicáveis à vida. Reconhecendo o coordenador pedagógico como formador do professor e importante agente transformador no âmbito escolar, esta pesquisa bibliográfica analisa em especial, a função do coordenador pedagógico marista frente aos desafios de implementar as Matrizes Curriculares e as Diretrizes da Educação Infantil, definindo estratégias para uma formação docente de qualidade, atento às reestruturações e leis, as quais devem embasar nossas práticas, por meio de uma formação docente eficaz, defendendo uma prática gestora reflexiva, humana e realizadora.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jaqueline de Freitas Quandt, Universidade do Vale do Jacuí (Univale)

Licenciada em Estudos Sociais pela Universidade do Vale do Jacuí (Univale). Graduada em Pedagogia, Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental I. Pós-graduada em Docência Universitária pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e em Gestão Curricular Marista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Fundamental I do Colégio Marista Roque.

Loide Pereira Trois, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutora em Educação pela UFRGS. Professora e coordenadora do Curso de Extensão em educação infantil pela PUC/RS, supervisora pedagógica da Rede Marista de Colégios e consultora técnica da Escola de Educação Básica Despertar

Citas

ALMEIDA, Laurinda R. de; PLACCO, Vera Maria Nigro de S. (Orgs.). O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. São Paulo: Loyola, 2003. p. 47-60.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

DEMO, Pedro. Educação e qualidade. Campinas: Papirus, 1994.

DUARTE, Jorge. Entrevista em profundidade. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio. (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2006.

FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Supervisão educacional: uma reflexão crítica. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Coordenação pedagógica: uma práxis em busca de sua identidade. Revista Múltiplas Leituras, v. 1, n. 1, p. 117-131, jan./jun. 2008.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão escolar: teoria e prática. 4.ed. Goiânia: Alternativa, 2003.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão escolar: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Alternativa, 2004.

Publicado

2018-12-31

Cómo citar

de Freitas Quandt, J., & Pereira Trois, L. (2018). O papel do coordenador pedagógico marista . Caderno Marista De Educação, 10(2), e40262. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/40262

Número

Sección

Artículos