Semana Amarela – tua vida é importante!

Autores/as

Palabras clave:

Escuta, Ação Docente, Juventudes, Cuidado

Resumen

O relato de experiência descreve uma semana de atividades voltadas à valorizçaão da escuta as quais nascem do rpocesso de escuta e acompanhamento que a Escola em questão oferta como desenvolvimento de seu pilar de Desenvolvimento Humano. O relato tem significado em função dos conteúdos que neste tempo de isolamento social e adptação a novos ambientes de aprendizagem foram sendo acolhidos pelos educadores da Escola. A base de condução tem relação com a crença em aspectos da aprendizagem relacional e promoção do desenvolvimento integral da pessoa. O público alvo deste relato são os estudantes de Ensino Fundamental II e Ensino Médio da Instituição em questão. A experiência das autoras, em Educação e Psicologia Escolar, pauta a análsie de tais relatos e da significação de valor que o trabalho trouxe para a Escola e seus educadores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana Winck Corrêa, Colégio Marista Graças, Viamão, RS, Brasil

Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre,
RS, Brasil; psicóloga e gestora escolar na Rede Marista.

Konstans Steffen, Colégio Marista Graças, Viamão, RS, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; atua como psicóloga.

Citas

A INVENÇÃO DE HUGO CABRET. Martin Scorsese. EUA: Paramount Pictures, 2011. 128 min.

DUNKER, C.; THEBAS, C. O palhaço e o psicanalista: como escutar os outros pode transformar vidas. São Paulo: Planeta do Brasil, 2019.

MAFFESOLI, Michel. Saturação. Tradução de Ana Goldberger. São Paulo: Iluminuras; Itaú Cultural, 2010.

MAFFESOLI, Michel. O Tempo das Tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. 4. ed. Rio de

Janeiro: Forense Universitária, 2010.

MALWEE 50 ANOS - viva com todo o seu coração. 2018. 1 vídeo (3 min 20 s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AKz5W53vuX4. Acesso em: 1 set. 2020

MOURA, M. Suzana de Souza.; GIANNELLA, V. A Arte de Escutar: nuances de um campo de práticas e de conhecimento. Revista Terceiro Incluído, Goiás, v. 6, n. 1, p. 9-24, 20 maio 2017. Disponível em: https://www.

revistas.ufg.br/teri/article/view/40739. Acesso em: 1 set. 2020. https://doi.org/10.5216/teri.v6i1.40739

O LAR DAS CRIANÇAS PECULIARES. Tim Burton. EUA: 20th Century Studios, 2016. 123 min.

RAGGI, Nathália. Juventudes na Contemporaneidade: identidades, identificações, Nomadismos. Rev. Bras.

Adolescência e Conflitualidade, João Pessoal, n. 2, p. 78-93, 2010. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/adolescencia/article/view/212

REGUILLO, Rossana. Emergencia de Culturas Juveniles: estratégias del desencanto. Colômbia: Cultura Libre, 2007. Disponível em: https://www.iberopuebla.mx/sites/default/files/bp/documents/emergencia_de_culturas_juveniles_estrategias_del_desencanto_0.pdf

SMITH, Kell. Mudei. 2019. Disponível em: https://www. youtube.com/watch?v=Pft-hqumyS0. Acesso em: 1 set. 2020.

UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Projeto Educativo do Brasil Marista: nosso jeito de conceber a Educação Básica. Brasília: UMBRASIL, 2010.

Publicado

2020-12-31

Cómo citar

Winck Corrêa, L., & Steffen, K. (2020). Semana Amarela – tua vida é importante!. Caderno Marista De Educação, 11(2), e39282. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/39282

Número

Sección

Relatos de Experiência