Semana de Mediação e Incentivo à Leitura, evento online

relato de experiência

Autores/as

Palabras clave:

Mediação de Leitura, Leitura, Evento online, Biblioteca Escolar, Biblioteca

Resumen

O artigo visa compartilhar o relato de experiência da Biblioteca Medianeira do Colégio Nossa Senhora Marista Graça, que em virtude da pandemia do Covid-19, precisou de forma abrupta reestruturar a programação do evento da Semana Mediação e Incentivo à Leitura, o qual vinha sendo organizado desde 2019. O evento ocorre todo ano na escola no formato presencial, está na sua quarta edição e faz parte do escopo da Biblioteca. Apresenta de forma sucinta a escola, a biblioteca e seus objetivos, na justifica aborda a importância da leitura, da mediação leitura e os valores da instituição a qual faz parte a biblioteca. A metodologia procurou estruturar os objetivos propostos por etapas da elaboração do evento, do envolvimento dos setores da escola e atividades propostas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Cristina Xavier de França, Colégio Nosso Senhora Marista Graças, Viamão, RS, Brasil

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Porto Alegre, RS, Brasil; bibliotecária no Colégio Nossa Senhora Marista Graças, Biblioteca Medianeira, em Viamão, RS, Brasil.

Citas

ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de; BORTOLIN, Sueli. Mediação da informação e da leitura. In: SEMINÁRIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2., 2007, Londrina. Anais [...] Londrina: UEL, 2007. p. 1-13. Disponível em: http://eprints.rclis.org/13269/. Acesso em: 21 set. 2020.

BEHR. A.; MORO, E. L. DA S.; ESTABEL. L.B. Gestão da biblioteca escolar: metodologias, enfoques e aplicação de ferramentas de gestão e serviços de biblioteca. Ciencia da Informação, Brasília, v. 37, n. 2, p. 32-42, maio/ago. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ci/v37n2/a03v37n2.pdf. Acesso em; 21 set. 2020. https://doi.org/10.1590/S0100-19652008000200003

CAMPELLO, Bernadete Santos. Leitura. In: CAMPELLO, Bernadete Santos. Letramento informacional no Brasil:

práticas educativas de bibliotecários em escolas de ensino básico [manuscrito]. 2009. 207 f. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação. Belo Horizonte, 2009. Cap. 3, p. 50-67. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/ECID-7UUPJY. Acesso em: 21 set. 2020.

COLÉGIO MARISTA GRAÇAS. Sobre Maristas Graças. Viamão: Colégio Marista Graças. Disponível em: https://colegios.redemarista.org.br/gracas/sobre. Acesso em: 21 set. 2020.

COLÉGIO MARISTA GRAÇAS. Biblioteca Medianeira. Regulamento interno da Biblioteca Medianeira. Viamão: 2018.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Manifesto IFLA/UNESCO para biblioteca escolar. School Library Manifesto.1999.

Netherlands: IFLA, 1999. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/school-libraries-resource-centers/publications/school-library-manifesto-pt-brazil.pdf. Acesso em: 21 de set. 2020.

MARISTA VIRTUAL 3.0. Porto Alegre: Rede Marista, [2020?]. Disponível em: https://colegiomarista.mrooms.net/user/profile.php. Acesso: 21 set. 2020.

MICROSOFT TEAMS. [S.l]: Microsoft, 2020. Disponível em: https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-365/microsoft-teams/group-chat-software. Acesso em: 21 set. 2020.

NUNES, M. S. C.; SANTOS, F. O. Mediação da leitura na biblioteca escolar: práticas e fazeres na formação de leitores. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 25, n. 2, p. 3-28, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/142182. Acesso em: 28 set. 2020. https://doi.org/10.1590/1981-5344/3725 PMBOK. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. (GUIA PMBOK). 4. ed. EUA: Project Management Institute, Inc., 2009.

RODRIGUES, Nadir Bonini Irmão. Instituto de Educação Marista Nossa Senhora das Graças: 1961 - 2011. Viamão: CMC, 2011.

Publicado

2020-12-31

Cómo citar

Xavier de França, A. C. (2020). Semana de Mediação e Incentivo à Leitura, evento online : relato de experiência. Caderno Marista De Educação, 11(2), e39277. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/39277

Número

Sección

Relatos de Experiência