O papel do coordenador pedagógico na escola

A formação em contexto e a busca por uma epistemologia da prática

Autores/as

Palabras clave:

Coordenação pedagógica, Professoralidade, Formação em contexto, Epistemologia da prática

Resumen

O presente artigo tem como objetivo contribuir para uma leitura crítica e criteriosa que auxilie na construção de uma identidade do coordenador pedagógico como capaz de promover, na escola, de forma efetiva, ambientes e espaços de reflexão que auxiliem os educadores a construírem sua professoralidade, se reconhecendo como sujeitos reflexivos. Além disso, busca auxiliar na promoção de uma maior e melhor interação entre o coordenador pedagógico e os professores, visando ao exercício reflexivo da prática pedagógica num processo de construção contínua e qualificada de uma epistemologia da prática a ser exercida pelos diferentes profissionais que atuam com a Educação Básica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Graziela Zaltron de Oliveira Casagranda, Colégio Marista Nossa Senhora da Conceição (SOME), Passo Fundo, RS, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF); coordenadora pedagógica no Colégio Marista Nossa Senhora da Conceição, em Passo Fundo, RS, Brasil.

Citas

ALARCÃO, Isabel. Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Portugal: PORTO, 1996.

CHARLIER, Évelyne. Formar professores profissionais para uma formação contínua articulada à prática. In: PAQUAY, Léopold; PERRENOUD, Philippe; ALTET, Marguerit e CHARLIER, Évelyne. Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? 2. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2001. p. 85-102.

DELORS, Jacques (org.). Educação: um tesouro a descobrir. UNESCO. São Paulo: Cortez, 1996.

FONSECA, Lúcia Lima da. A escuta em Equipe da Escola: um estudo sobre linguagem e produção de professoralidade. Porto Alegre: 2011. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação – Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

GOMES, Regina Gabriela. Concepções, princípios, práticas e reflexões de coordenadores pedagógicos das escolas municipais de Educação Infantil de Novo Hamburgo. Porto Alegre, 2011.Dissertação (Programa de Pós Graduação em Educação – Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida; OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. (org.). Em busca da pedagogia da Infância: pertencer e participar. Porto Alegre: Penso, 2013.

KOHAN, Walter Omar. Infância, estrangeiridade e ignorância: ensaios de filosofia e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

LIMA, Elma Corrêa de. Um olhar histórico sobre a supervisão. In: RANGEL, Mary (org.). Supervisão pedagógica: princípios e práticas. 9.º ed. Campinas, SP: Papirus, 2008. p. 69-80.

LUCK, Heloísa. A gestão participativa na escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

MEDIANO, Zélia D. O professor e o supervisor ante a avaliação da aprendizagem. Série Idéias, São Paulo, p.81 93, 1990.

MEDINA, Antonia da Silva. Supervisão Escolar: da ação exercida à ação repensada. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1995.

MIZIARA, Leni Aparecida Souto; RIBEIRO, Ricardo; BEZERRA, Giovani Ferreira. O que revelam as pesquisas sobre a atuação do coordenador pedagógico. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, DF, v. 95, n. 241, p. 609-635, dez. 2014, https://doi.org/10.1590/S2176-6681/302712683

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Desenvolvimento profissional dos professores. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J (coord.). Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto, 2009. p. 221-284.

PEREIRA, Marcos Vilela. A estética da professoralidade: um estudo interdisciplinar sobre a subjetividade do professor. Tese (doutorado em supervisão e currículo. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 1996.

PINAZZA, Monica Appezzato. Desenvolvimento profissional em contexto: estudo de condições de formação e mudança. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida e OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. (org.). Em busca da pedagogia da Infância: pertencer e participar. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 54-84.

SAVIANI, Demerval. A supervisão educacional em perspectiva histórica: da função à profissão pela mediação da ideia. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Supervisão educacional para uma escola de qualidade. 6ªed. São Paulo: Cortez, 2007.

URBAN, L. Supervisão educacional: sim ou não? Revista de Educação da AEC (57). Brasília: AEC, 1985.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Coordenação do Trabalho Pedagógico. SP, São Paulo: Libertad, 2002.

Publicado

2020-12-31

Cómo citar

Casagranda, G. Z. de O. (2020). O papel do coordenador pedagógico na escola: A formação em contexto e a busca por uma epistemologia da prática. Caderno Marista De Educação, 11(1), e37950. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/37950

Número

Sección

Artículos