Trajetória conceitual do currículo da Educação Infantil Marista

Concepções que orientam as práticas docentes

Autores/as

Palabras clave:

Currículo, Educação Infantil, Rede Marista

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar as concepções de currículo presentes nos documentos da Rede Marista correspondentes à etapa da Educação Infantil compreendendo sua trajetória de modificações e estabelecendo uma linha do tempo a partir destas mudanças. Os documentos selecionados para esta pesquisa são o Projeto Educativo da Educação Infantil (ca. 2000), o Projeto Educativo do Brasil Marista (2010), as Diretrizes da Educação Infantil (2015) e a Matriz Curricular da Educação Infantil para o Brasil Marista (2019). A discussão proposta neste estudo baseou-se em concepções de currículo abordadas por Arroyo (2013), Oliveira (2003), Silva (2000), Lopes (1993) e Oliveira (2010), a partir da qual pode-se constatar que a proposta curricular da Rede Marista vem numa constante de modificações e reestruturações apoiadas em documentos legais brasileiros e, especialmente, no cotidiano das relações estabelecidas no ambiente escolar. Desta forma, concebe-se que o currículo da educação marista se constitui a partir da busca insistente pela atualização e compreensão das particularidades de uma educação contemporânea sem se perder a essência de sua missão evangelizadora.

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Biografía del autor/a

Patrícia Scatolin, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Profissional de Educação (PPGPE) na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Erechim, RS; professora no Ensino Fundamental no Colégio Marista Medianeira em Erechim, RS.

Janaina Hoffmann, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Profissional de Educação (PPGPE) na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Erechim, RS; professora na Educação Infantil no Colégio Marista Medianeira em Erechim, RS.

Citas

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Publicado

2020-12-31

Cómo citar

Scatolin, P., & Hoffmann, J. (2020). Trajetória conceitual do currículo da Educação Infantil Marista: Concepções que orientam as práticas docentes. Caderno Marista De Educação, 11(1), e37895. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/37895

Número

Sección

Artículos