Vivências e mudanças na avaliação

Prova por área do conhecimento

Autores/as

Palabras clave:

Avaliação, Prova por área do conhecimento, Implementação

Resumen

Este artigo apresenta uma pesquisa sobre a implementação de uma mudança de processo avaliativo em um colégio particular da cidade de Novo Hamburgo (RS): a prova por área do conhecimento. A avaliação é tema de muitos debates e análises críticas na educação contemporânea, principalmente, através das pesquisas de Philippe Perrenoud e José Gimeno Sacristán. Os processos metodológicos desta pesquisa se configuram a partir de entrevistas semiestruturadas e observações das reuniões de planejamento dos professores, tensionando como a prática docente dos professores da área de ciências humanas se constituiu no processo de implementação da mudança do processo avaliativo, a partir da construção de uma teia do conhecimento, da sequência didática e da prova de área. Esse movimento apresentou uma significativa aproximação entre a prática docente, instigando os professores a reconfigurarem sua prática, até então individual, para um olhar coletivo e de parceria com os colegas da área do conhecimento.

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Biografía del autor/a

Pedro Reinaldo Cipriani Manfroi, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Osóro, RS, Brasil.

Graduado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em São Leopoldo, RS, Brasil; Mestrando do PPG de Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), em Osório, RS, Brasil; coordenador pedagógico do Colégio Marista Pio XII, em Novo Hamburgo, RS, Brasil.

Citas

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Publicado

2020-12-31

Cómo citar

Manfroi, P. R. C. (2020). Vivências e mudanças na avaliação: Prova por área do conhecimento. Caderno Marista De Educação, 11(1), e37636. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/37636

Número

Sección

Artículos