Mapas conceituais como ferramenta potencializadora da aprendizagem significativa no ensino da eletrodinâmica

Autores/as

Palabras clave:

Mapas conceituais, Ensino de Física, Aprendizagem Significativa.

Resumen

Neste artigo, relatamos uma experiência bem-sucedida de utilização de mapas conceituais como instrumentos de avaliação da aprendizagem na unidade temática sobre eletrodinâmica, em uma turma do 3° ano do Ensino Médio no componente curricular de Física, no Colégio Marista Pio XII em Novo Hamburgo, RS. Através da construção dos mapas conceituais o professor tem condições de identificar como o conteúdo está organizado na estrutura cognitiva do aluno. As versões finais dos mapas conceituais elaborados pelos discentes demonstram um crescimento a nível conceitual, além do estabelecimento correto das relações e hierarquias entres estes conceitos. Todos os mapas apresentaram os principais conceitos da unidade temática, bem como uma riqueza no uso de conectores adequados para relacionar cada conceito.

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Biografía del autor/a

Wilson Leandro Krummenauer, Colégio Marista Pio XII, Novo Hamburgo, RS, Brasil.

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professor de Física do Colégio Marista Pio XII, em Novo Hamburgo, RS, Brasil.

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Publicado

2020-12-31

Cómo citar

Krummenauer, W. L. (2020). Mapas conceituais como ferramenta potencializadora da aprendizagem significativa no ensino da eletrodinâmica. Caderno Marista De Educação, 11(1), e37348. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/37348

Número

Sección

Artículos