Olhares sobre a gestão escolar
Dimensões da atuação da liderança
Keywords:
Gestão, Liderança, EducaçãoAbstract
O presente estudo busca, por meio de pesquisa bibliográfica, refletir sobre o desafio do gestor escolar de desenvolver uma liderança motivadora em um contexto de sistemáticas mudanças e discutir sobre o seu papel na função de gerir pessoas e processos em organizações educacionais neste novo século. Partindo do ideário dos autores consultados, foi possível identificar características de um perfil de liderança capaz de empreender estratégias importantes de mobilização das pessoas para atuarem com eficiência na condução dos processos e serviços e na gestão das pessoas. O artigo destaca o papel relevante do gestor na direção de pessoas e processos, na mediação de conflitos, nos processos comunicacionais e na dimensão de sua atuação pedagógica. Desenvolvendo esse perfil, é possível ser capaz de impulsar as mudanças e inovações necessárias para conquistar a sustentabilidade e a perenidade da instituição na contemporaneidade.
Downloads
References
AMORIM, Lidiane; FLORCZAK, Rosângela (Orgs.). A comunicação nas organizações educacionais. Porto Alegre: CMC, 2011. Contribuições do ECOM (Encontro de Comunicação Marista).
BAUMAN, Zigmunt. Modernidade líquida. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BERGAMINI, Cecília Whitaker. Motivação nas organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1997.
BRANDEN, Nathaniel. Autoestima e os seus seis pilares. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1998.
BRASIL. Como elaborar o plano de desenvolvimento da escola. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006. Disponível em: <ftp://ftp.fnde.gov.br/web/fundescola/publicacoes_manuais_tecnicos/pde_escola.pdf>. Acesso em: 28 fev. 2017.
CHANLAT, Jean-François. O indivíduo na organização: dimensões esquecidas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.
ERVILHA, Antônio de Jesus Limão. Liderando equipes para otimizar resultados. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
FULLAN, Michael; HARGREAVES, Andy. A escola como organização aprendente: buscando uma educação de qualidade. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
LEME, Rogério. Aplicação prática de gestão de pessoas: mapeamento, treinamento, seleção, avaliação e mensuração de resultados de treinamento. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.
LÜCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.
LÜCK, Heloísa. Gestão da cultura e do clima organizacional da escola. Petrópolis: Vozes, 2010.
LÜCK, Heloísa. Gestão educacional: uma questão paradigmática. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
MARCHIORI, Marlene. Cultura e comunicação organizacional: um olhar estratégico sobre a organização. 2. ed. São Caetano: Difusão, 2008.
MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 3. ed. São Paulo: Futura, 2000.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2001.
MOSCOVICI, Fela. Equipes que dão certo: a multiplicação do talento humano. 8. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003.
MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento interpessoal: treinamento em grupo. 11. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Caderno Marista de Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).