Relações entre gestão escolar e avaliação externa no contexto da Educação Básica da escola privada
Keywords:
Gestão escolar, Avaliação externa, EducaçãoAbstract
Este trabalho investiga a relação entre a gestão escolar e a avaliação externa em uma escola da rede privada do município de Cachoeira do Sul/RS. Para tanto, analisa as ações que os gestores de escola desempenham em relação aos índices das avaliações externas, com foco no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), bem como quais ações são realizadas para a melhoria do desempenho do processo de ensino-aprendizagem do estudante envolvendo tarefas administrativas, formação de professores e ações que colaborem para uma educação de qualidade. Os questionários foram aplicados a professores do Ensino Médio, realizando-se, após, a análise documental, de modo a observar se o planejamento de suas ações pedagógicas considera os resultados das avaliações externas no planejamento com foco no processo de ensino-aprendizagem. Optou-se pela aplicação de questionários a professores do Ensino Médio e pela pesquisa bibliográfica, utilizando o Projeto Educativo, apresentando a definição da avaliação em larga escala e permitindo a relação horizontal no interior da escola com a necessidade do comprometimento de todos os envolvidos no processo educativo. O trabalho é relevante para a área da gestão educacional, pois explicita como as ações da dinâmica do contexto escolar e o papel de cada profissional demonstram preocupação com o ensino e a aprendizagem dos estudantes. Os resultados demonstraram que o comprometimento dos profissionais, o nível socioeconômico dos estudantes, os níveis de ensino oferecidos na escola, a sua infraestrutura e os processos de gestão constituem fatores determinantes para a obtenção de índices aceitáveis nas avaliações externas.
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