ANÁLISE DE ENQUADRAMENTO DE MICROTEACHING EM UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA DE PROFESSORES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL NO SUL DO BRASIL

Autores

  • William Kirsch Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor de Língua Inglesa na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. http://orcid.org/0000-0003-1349-8808
  • Simone Sarmento Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora de Língua Inglesa do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do PPGLET da mesma universidade e bolsista de produtividade do CNPQ. http://orcid.org/0000-0003-1405-3982

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2021.1.40296

Palavras-chave:

Inglês como Língua Adicional, Formação de professores, Microaulas

Resumo

O objetivo deste estudo é discutir a prática discursiva do microteaching em uma comunidade de professores do sul do Brasil, composta principalmente por estudantes de Letras Inglês ou Letras Inglês-Português. O estudo ampara se em métodos qualitativos de geração e análise de dados, bem como em Sociolinguística Interacional. Os resultados apontam que o microteaching é uma prática discursiva que tem um padrão recorrente. Observar o referido padrão, inclusive, mostrou-se ser uma premissa para o sucesso das sessões de microteaching dos professores-alunos. Concluímos sugerindo que é desejável informar os participantes sobre as expectativas em relação à estrutura do microteaching previamente a seu engajamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

William Kirsch, Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor de Língua Inglesa na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Professor adjunto de língua inglesa da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) em Porto Alegre, RS. Brasil.

Simone Sarmento, Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora de Língua Inglesa do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do PPGLET da mesma universidade e bolsista de produtividade do CNPQ.

Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em Porto Alegre, RS. Brasil.

Referências

Amobi, A. (2005). Preservice Teachers’ Reflectivity on the Sequence and Consequences of Teaching Actions in a Microteaching Experience. Teacher Education Quarterly 32(1), pp. 115–130. Retrieved from https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ795309.pdf

Bateson, G. (1955). A theory of play and fantasy. Psychiatric Research Reports, 2, pp. 39–51. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/13297882/

Bell, N. D. (2007). Microteaching: What is it that is going on here? Linguistics and Education, 18(1), pp. 24–40. https://doi.org/10.1016/j.linged.2007.04.002

Duranti, A.. (1997). Linguistic anthropology. Cambridge∕New York: Cambridge University Press.

Erickson, F.. (1990). Qualitative Methods . In: R. Linn; F. Erickson. Quantitative Methods Qualitative Methods (pp. 0-77). London: Macmillan.

Goffman, E. (1974). Frame analysis: an essay on the organization of experience. New York: Harper.

Goffman, E. (1981). Forms of talk. Philadelphia: University of Pennsylvania Press.

Gumperz, J. (2005). Interactional sociolinguistics: A personal perspective. In: D. Schiffrin; D. Tannen; H. E. Hamilton. The Handbook of Discourse Analysis (pp. 215-228). Hoboken: Wiley-Blackwell.

Kim, E..(2006). Comparison of discourse markers used by English teachers in the pre- and in-service teacher training program. The Sociolinguistic Journal of Korea, 14(2), pp. 99-116. http://db.koreascholar.com/article?code=338022

Kirsch, W.; Sarmento, S. (2018) Workshops as an avenue of teacher development in a Language without Borders community in Southern Brazil. BRAZILIAN ENGLISH LANGUAGE TEACHING JOURNAL, 9, pp. 115-132. http://dx.doi.org/10.15448/2178-3640.2018.1.30835

Ko, H. (2013). Overuse of the discourse filler “so” in micro-teaching talks by Koreans”. Language Research, 49(1), pp. 25-44. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0742051X9500037K

Mason, J. 2002. Qualitative researching. Second edition. London∕Thousand Oaks, Calif.: Sage Publications.

Metcalf, K. K; Hammer, M.; Kahlich, P.(1996). Alternatives To Field-Based Experiences the Comparative Effects of Oncampus Laboratories. Teacher Education, 12(3), pp. 271–283. https://doi.org/10.1016/0742-051X(95)00037-K

Ping, W. (2013). Micro-teaching : a powerful tool to embedding the English teacher certification testing in the development of English teaching methodologies. International Journal of English Language and Literature Studies, 2(3), pp. 163–175. https://doi.org/10.1016/0742-051X(95)00037-K

Ryoo, H. (2017). Discourse Analysis of Microteaching: Dynamic Identities and Situational Frames. The Sociolinguistic Journal of Korea, 25(2), pp. 165-195. http://s-space.snu.ac.kr/bitstream/10371/86509/1/2.%202223381.pdf

Saldaña, J. (2009) Coding Manual for Qualitative Researchers. London: Sage Publications.

Sarmento, S.; Kirsch, W. (2015) Inglês sem fronteiras: Uma mirada ao contexto de prática pelo prisma da formação de professores. Ilha Do Desterro 68(3), pp. 47-59. https://doi.org/10.5007/2175-8026.2015v68n1p47

Slagoski, J.. D. (2007). Practicum: Microteaching for Non-Native Speaking Teacher Trainees. English Teacher Forum, 45(4), pp. 32–37. https://eric.ed.gov/?id=EJ1099409

Tannen, D.. (1979). What is in a Frame for Underlying Expectations. In: R. Freedle. (Ed.). New Direction in Discourse Processing (pp. 137-181). Norwood, NJ: Ablex.

Tannen, D. (2014). Socioloinguistics: Interactional Sociolinguistic. In W. J Frawley (Ed.). Oxford International Encyclopedia of Linguistics (pp. 8-13). Oxford University Press.

Torga, M. (1986). L’universal, c’est le local moins les murs: Trás-os-Montes. Bordeaux: William Blake and Co.

Wenger, E. (1998). Communities of practice : learning, meaning, and identity. Cambridge, U.K.∕New York, N.Y.: Cambridge University Press.

Young, R. F. (2009). Discursive practice in language learning and teaching. Chichester ; Malden, Mass.: Wiley-Blackwell, 2009.

Young, R. F. (2010). Discursive Practice in Language Learning and Teaching. The Modern Language Journal, 94(4), pp. 683–684. https://doi.org/10.1016/j.system.2009.08.006

Downloads

Publicado

2021-05-28

Como Citar

Kirsch, W., & Sarmento, S. (2021). ANÁLISE DE ENQUADRAMENTO DE MICROTEACHING EM UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA DE PROFESSORES DE INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL NO SUL DO BRASIL. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 12(1), e40296. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2021.1.40296

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>