Atividade Social e desencapsulação da aprendizagem sob um viés multimodal no ensino de língua inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2021.1.39671

Palavras-chave:

atividade social, multimodalidade, desencapsulação da aprendizagem, prática interdisciplinar

Resumo

Buscando tornar práticas de aprendizagem de línguas mais próximas da vida dos estudantes, estudos relacionados à Atividade Social (Liverali, 2009), sob a perspectiva da Teoria da Atividade (Engestrom, 1999), vem ocupando espaço atualmente (Larré, 2018; Silva, 2017; Zanella, 2017). Do mesmo modo, como uma necessidade emergente do contexto neste artigo descrito, e também de nossa sociedade como um todo, a educação ambiental tornou-se necessária, juntamente com práticas interdisciplinares, presentes em documentos oficiais do governo brasileiro. Além disso, no século XXI, com os avanços das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), a Pedagogia dos Multiletramentos (Cope & Kalantzis, 2001) se tornou cada vez mais presente dentro de sala de aula, por meio da comunicação, redes sociais, vídeos e imagens, por exemplo. Por esse viés, o objetivo deste artigo é analisar os resultados de uma intervenção pedagógica, com foco em educação ambiental, sob uma perspectiva multimodal, desenvolvida em uma escola estadual. Após terem contato com aulas sobre conscientização planetária nas aulas de língua inglesa, os alunos customizaram sacolas ecológicas interdisciplinarmente com a professora de Artes. As produções foram analisadas levando em consideração escolhas multimodais feitas ao construírem sentido a partir de diferentes meios multisemióticos e, também, como a desencapsulação da aprendizagem ocorreu durante esse processo. Os resultados indicam que os alunos foram capazes de atingir sinestesia em suas produções multimodais, combinando meios linguísticos, visuais, gestuais e espaciais. Ademais, a desencapsulação da aprendizagem ocorreu quando os estudantes utilizaram o conhecimento ambiental adquirido não somente cruzando barreiras dentro da escola, mas também ultrapassando seus muros.

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Biografia do Autor

Carolina Favaretto Santos, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil.

Graduada em Letras-Inglês pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), em Londrina, PR, Brasil; mestranda em Letras Estrangeiras Modernas na Universidade Estadual de Londrina (UEL), em Londrina, PR, Brasil; professora de inglês no Centro Binacional Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos, em Londrina, PR, Brasil; servidora da Prefeitura Municipal de Ibiporã como professora de Língua Inglesa, em Ibiporã, PR, Brasil.

Denise Ismenia Bossa Grassano Ortenzi, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil.

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), em Londrina, PR, Brasil; mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em Campinas, SP, Brasil; professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina (UEL), junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas - Mestrado Profissional, em Londrina, PR, Brasil.

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Publicado

2021-06-16

Como Citar

Santos, C. F., & Ortenzi, D. I. B. G. (2021). Atividade Social e desencapsulação da aprendizagem sob um viés multimodal no ensino de língua inglesa. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 12(1), e39671. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2021.1.39671

Edição

Seção

Artigos