Plataformas de aprendizagem adaptativa com base na Inteligência Artificial
O ensino da língua inglesa em foco
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3640.2020.2.38749Palavras-chave:
Inteligência Artificial na Educação (AIEd), Inglês como Língua Estrangeira (EFL), Sistemas de Ensino Adaptativos (ALS), Framework P21Resumo
Este artigo trata da Inteligência Artificial aplicada à Educação com foco no ensino da língua inglesa. Descreve os conceitos e usos da Inteligência Artificial e examina as funcionalidades das plataformas adaptativas, incluindo a avaliação de seu uso por professores estadunidenses da Escola Fundamental. Enfatiza, igualmente, a necessidade de pesquisas adicionais sobre o tema. A análise mostrou que as plataformas são opções válidas para complementar o ensino, especialmente na aprendizagem adaptativa. Elas oferecem oportunidades de inclusão, pois maximizam a aprendizagem de acordo com as necessidades dos alunos e os auxiliam a se tornarem mais autônomos. Já os professores salientam que podem dedicar mais tempo de aula aos tópicos de maior dificuldade entre os estudantes. Quanto às limitações, os docentes sentem que as plataformas deveriam proporcionar maior autonomia, para que pudessem substituir as recomendações automáticas dadas e encontrar outras formas de ensinar habilidades que considerassem mais efetiva para seus alunos.
Downloads
Referências
Azevedo, A. F., Delgado, H. O., & Silva, A. D. (2017). The Use of Technology for EFL Classes in a Brazilian School: Consolidating Education 3.0. IAFOR Journal of Education, 5, 205-206. https://doi.org/10.22492/ije.5.si.09
Baker, T., & Smith, L. (2019). Educ-AI-tion rebooted? Exploring the future of artificial intelligence in schools and colleges. London: Nesta Foundation. https://media.nesta.org.uk/documents/Future_of_AI_and_education_v5_WEB.pdf
Boudett, K. P.; City, E. A.; Murnane, R. J. (2020). Data Wise: como usar dados e evidências para melhorar o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Penso. 286 p.
Chui, M., Manyika, J.; Miremadi, M. (2016, July 8). Where machines could replace humans and where they cant yet. Available at https://www.mckinsey.com/business-functions/mckinsey-digital/our-insights/where-machines-could-replace-humans-and-where-they-cant-yet#
Dougherty, J. in Wan, T. (2016, n.d.). Adaptive learning’s potential and pitfalls. EdSurge. https://www.edsurge.com/news/2016-02-08-adaptive-learning-s-potential-and-pitfalls
Francis, M. & Gould, J. (2013). Achieving your PTLLS award: a practical guide to successful teaching in the.lifelong learning sector. London: SAGE.
Hof, R. (2013). Deep Learning. MIT Technol Rev. 116: 30-36.
Jacobs, H.H. (2010). Curriculum 21: Essential education for a changing world. ASCD: Alexandria.
Kochannek, C. & Ripley, N. (2014, July n.d.). Pearson Efficacy Results Report. Pearson. https://support.pearsonelt.com/content/dam/professional/english/knowledge-help/KB_Images/Efficacy%20Report%20Secondary_final_online.pdf
Larusson, J. in Wan, T. (2016, n.d.). Adaptive learning’s potential and pitfalls. EdSurge. https://www.edsurge.com/news/2016-02-08-adaptive-learning-s-potential-and-pitfalls
Lemov, D. (2020). Aula nota 10 2.0. Porto Alegre: Penso.
Luckin, R., Holmes, W., Griffiths, M. & Forcier, L. B. (2016). Intelligence Unleashed: An argument for AI in Education. Pearson: London.
Magana, S. (2017). Disruptive Classroom Technologies: A Framework for Innovation in Education. Corwin: A Sage Publishing Company.
Marr, B. (2018, February 14). The Key Definitions of Artificial Intelligence (AI) That Explain Its Importance. Forbes. Forbes. https://www.forbes.com/sites/bernardmarr/2018/02/14/the-key-definitions-of-artificial-intelligence-ai-that-explain-its-importance/#20f80ba84f5d
Pearson. (2014, July n.d.). Efficacy Results. Pearson. https://support.pearsonelt.com/content/dam/professional/english/knowledge-help/KB_Images/Efficacy%20Report%20Secondary_final_online.pdf
Pearson. (2014, August 20). SuccessMaker Baldwin Case Study. Pearson. https://assets.pearsonschool.com/asset_mgr/current/201526/SuccessMaker_BaldwinES_Case%20Study%200814.pdf
Pearson. (2015, n.d.). SuccessMaker in Farmington Public Schools. Pearson. https://assets.pearsonglobalschools.com/asset_mgr/current/201526/SuccessMaker_Farmington-Public-Schools.pdf
Pearson. (2016, n.d.). Decoding Adaptive Report. Pearson. https://www.pearson.com/content/dam/one-dot-com/one-dot-com/uk/documents/educator/primary/Pearson-Decoding-Adaptive-Report.pdf
Pink, D.H. (2006). A whole new mind: Why right-brainers will rule the world. New York: Riverhead Books.
Remaking Learning. (2016, April 29). Demystifying learning frameworks: the P21 Framework. Remaking Learning. https://remakelearning.org/blog/2016/04/29/demystifying-learning-frameworks-the-p21-framework/
Russel SJ & Norvig P. (2010). Artificial intelligence: a modern approach. Prentice Hall
Stone, P., Brooks, R., Brynjolfsson, E., Calo, R., Etzioni, O., Hager, G., & Leyton-Brown, K. (2016, October 3). Artificial Intelligence and Life in 2030: One hundred year study on artificial intelligence: Report of the 2015-2016 Study Panel. Stanford University. http://ai100.stanford.edu/2016-report/
Tricoche, E. in Wan, T. (2016, n.d.). Adaptive learning’s potential and pitfalls. EdSurge. https://www.edsurge.com/news/2016-02-08-adaptive-learning-s-potential-and-pitfalls
Underwood, J. & Luckin, R. (2011, January 1). What is AIED and why does Education need it? Research Gate. https://www.researchgate.net/publication/241698223_What_is_AIED_and_why_does_Education_need_it
Wan, T. (2016, n.d.). Adaptive learning’s potential and pitfalls. EdSurge. https://www.edsurge.com/news/2016-02-08-adaptive-learning-s-potential-and-pitfalls
World Economic Forum. (2015, n.d.). New Vision for Education Report. World Economic Forum. http://www3.weforum.org/docs/WEFUSA_NewVisionforEducation_Report2015.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 BELT - Brazilian English Language Teaching Journal
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a BELT - Brazilian English Language Teaching Journal implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a BELT - Brazilian English Language Teaching Journal como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.